31/10/2014 - 20:00
A Companhia Nitro Química Brasileira, vendida em 2011 pelo Grupo Votorantim para o gestor de private equity Faro Capital , adotou uma estratégia diferente no ano passado: decidiu aproveitar a alta do dólar e priorizar o mercado internacional. Com isso, evitou a queda nas vendas no mercado interno e conseguiu elevar sua receita de R$ 354,2 milhões, em 2012, para R$ 396,9 milhões em 2013, avanço de 12,7%. “Mantivemos nosso foco em exportação e vendemos para o exterior dois terços de nosso volume”, diz Gustavo Albuquerque, diretor-geral da Nitro Química. “Também fomos beneficiados pela desvalorização cambial e pelo ganho de mercado entre os clientes internacionais.”
Pelo segundo ano consecutivo, a empresa paulista se consagra como a vencedora do ranking setorial desta edição de AS MELHORES DO MIDDLE MARKET. Fabricante de uma gama de produtos que vão de tintas automotivas a combustível sólido, a Nitro Química investiu US$ 150 milhões (cerca de R$ 360 milhões) em expansão e modernização de suas instalações nos últimos quatro anos. Essa política de investimentos é uma herança da Votorantim, que desde a criação da empresa, em 1935, determina metas de médio e longo prazo. “A companhia tem investido em pesquisa e desenvolvimento com o objetivo de criar novos produtos”, diz Albuquerque.
“Para isso, investimos na contratação de pesquisadores, na formação de técnicos e na aquisição de novos equipamentos para os laboratórios e produção.” O setor químico viveu uma situação inusitada em 2013. Embora a demanda pelos produtos tenha crescido 0,7%, a produção recuou 5,66%. “Nosso setor cresceu apenas 2,7% em vendas no ano passado, enquanto um ano antes esse percentual era de 10%”, diz Fernando Figueiredo, presidente da Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim). “Vivemos uma pressão constante com o aumento de insumos importados no Brasil.” No ano passado, o faturamento do setor foi de US$ 162 bilhões.
———————
Confira o Especial: As Melhores do Middle Market 2014:
- Ser educacional é a empresa do ano
- Um olho na gestão, outro na qualidade
- Como foram escolhidas as Melhores do Middle Market
- O rei do chimarrão
- Do campo à mesa
- Com as peças no lugar
- Colhendo na terra arrasada
- Ovos de ouro
- A todo gás
- Lição de casa
- Passos acelerados
- Tempo de oportunidades
- Tecnologia aplicada à construção
- Infraestrutura em evolução
- Uma força a mais
- De olho nos pequenos
- Focada no crescimento
- Resultados a reboque
- A química da inovação
- Se descuidar da saúde
- Sorriso em expansão
- A Aviação voa mais alto
- Família em festa
- Reestrutar para crescer
- Crescimento sob medida
- Embalando resultados
- Pista livre
- Diversificar para sobreviver
- Cartilha ambiental
- A saída é pelo Nordeste
- Um caminho próspero
- Surfando no pré-sal
- Pé no acelerador
- Água limpa e abundante