Na vitória, você o merece. Na derrota, você precisa dele.” A frase pronunciada pelo imperador francês Napoleão Bonaparte no século 18, e parafraseada pelo ex-primeiro-ministro britânico Winston Churchill tempos depois, refere-se ao bom e velho champanhe e tem sido levada a sério pela francesa Veuve Clicquot, controlada pela holding LVMH Moët Hennessy Louis Vuitton, o maior grupo dos negócios do luxo no mundo. Tanto é que a maison, fundada em 1872, aposta no Brasil para inaugurar um serviço inédito de experiência de luxo em seu portfólio, batizado de Art de Vivre (arte de viver). 

 

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Luxo em borbulhas: a Maison quer estreitar o relacionamento com seus consumidores brasileiros

 

Através do serviço, um grupo de até 24 pessoas pode desfrutar de um almoço ou jantar harmonizado com os melhores champanhes da marca e decorado com muito requinte, graças à parceria da empresa com outras grifes famosas, como a Christofle, de porcelana e prataria, e a Baccarat, de cristais. O mimo tem um custo restrito a poucos bolsos abonados: R$ 1 mil por pessoa. A ação foi inspirada no Hotel du Marc, a mansão particular da Veuve Clicquot na região de Reims, a 130 km de Paris. Lá, os hóspedes escolhidos a dedo pela grife são recebidos com jantares harmonizados e descansam em meio a todo o requinte do casarão construído em 1840 e reformado há três anos. 

 

A diferença é que o Hotel du Marc não é aberto ao público, somente para convidados. “Percebemos que o consumidor brasileiro quer experimentar o universo da marca”, afirma a francesa Charlotte Duntze, responsável pelos projetos de experiência da Moët Hennessy. “A Veuve Clicquot vai além do que está contido na garrafa: tem uma história e uma tradição de peso.” Na versão brasileira, além da harmonização de quatro champanhes Veuve Clicquot (Brut, Rosé, Vintage e Demi-Sec), com um cardápio que inclui iguarias como ceviche de peixe branco e camarões grelhados, a experiência conta com uma palestra da consultora paulista de etiqueta Claudia Matarazzo sobre a arte de receber pessoas. O evento é guiado por Charlotte, que conta um pouco da história da maison e do champanhe em geral. 

 

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Inspiração: a mansão da marca em Reims, na França, oferece jantares

personalizados para convidados especias

 

“A ação pode acontecer tanto em um ambiente corporativo, como um banco de investimentos que pretende paparicar seus clientes, quanto em eventos privativos a domicílio, como um aniversário comemorado entre amigas queridas na própria residência da cliente”, diz ela. A harmonização pode ser adaptada literalmente ao gosto do freguês, o que pode encarecer o valor final por causa do bufê. Caso o contratante peça caviar ou presunto espanhol Pata Negra, por exemplo, a conta fica mais salgada, principalmente em eventos fora do Estado de São Paulo. Nesse caso, a Veuve Clicquot cobraria R$ 550 por pessoa, pois só cobriria as garrafas de Veuve Clicquot, a palestra e o transporte dos pratos, talheres e taças, mas o restante, como bufê e serviços de decoração e garçons, deve ser contratado por fora. 

 

“Costuma-se recomendar um cerimonialista da cidade onde o evento será realizado”, afirma Charlotte. Não é à toa que o Brasil tenha sido escolhido para inaugurar a ação pioneira na Veuve Clicquot. O País está entre os oito principais mercados da marca, o terceiro champanhe mais vendido do planeta, num setor que fatura US$ 6 bilhões por ano. “Somos a marca de champanhe mais consumida no Brasil”, diz Charlotte. A ideia, segundo ela, é fazer dois eventos por mês, para que a experiência continue com apelo de exclusividade. 

 

O objetivo das marcas envolvidas no projeto, segundo o diretor de marketing e vendas da Christofle no Brasil, André Bannwart, não é lucrar com a receita dessas experiências, e sim estreitar o relacionamento com seus clientes finais. “As garrafas de champanhe saem a preço de custo e as pratas, porcelanas e cristais só custam o suficiente para pagar o seu transporte”, afirma Bannwart. Sem loja própria no País, a Christofle vê na Art de Vivre uma alternativa para conquistar mais aficionados pelos seus produtos. “As três marcas que realizam essa experiência são fortes em tradição e qualidade superior”, diz Bannwart, que também participará dos eventos ao lado de Charlotte, como representante da Christofle. “Por isso, é tão importante estar ao lado de nossos clientes em todas as horas.”