31/10/2014 - 20:00
Há um clima de festa na rede atacadista Fröhlich, da família de origem alemã de mesmo nome. A companhia, que está prestes a completar 60 anos, vem experimentando um período de crescimento, apesar da desaceleração do consumo. Em 2013, as vendas do grupo cresceram 12% e a previsão é de novo avanço neste ano, de pouco mais de 7%. Fundada pelo empresário Alfredo Nicolau Fröhlich em 1955, na cidade gaúcha de Ivoti, a empresa vendia inicialmente apenas cereais no atacado.
Hoje oferece 350 itens em seus centros de distribuição, além de produtos de marca e fabricação próprias: Fritz & Frida, no segmento alimentício; Frilar, de higiene e limpeza; e Frily, para o mercado pet. Cerca de 13 mil pontos de venda no Rio Grande do Sul são abastecidos pela Fröhlich, vencedora do ranking setorial desta edição de AS MELHORES DO MIDDLE MARKET. O clima de euforia, no entanto, pode estar com os dias contados. As previsões de analistas mostram um cenário de desaceleração no setor de atacado, em linha com o varejo.
“Está sendo um ano difícil para o comércio de maneira geral”, diz José do Egito Frota, presidente da Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores de Produtos Industrializados (Abad), que prevê crescimento entre 1,5% e 2% neste ano. Diante desse cenário, o presidente da rede atacadista, Luiz Carlos Fröhlich, adota uma posição de cautela. “O ano de 2015 será de muito trabalho para mantermos o que já conquistamos”, afirma o empresário. “Precisamos estar atentos às oportunidades do mercado.”
———————
Confira o Especial: As Melhores do Middle Market 2014:
- Ser educacional é a empresa do ano
- Um olho na gestão, outro na qualidade
- Como foram escolhidas as Melhores do Middle Market
- O rei do chimarrão
- Do campo à mesa
- Com as peças no lugar
- Colhendo na terra arrasada
- Ovos de ouro
- A todo gás
- Lição de casa
- Passos acelerados
- Tempo de oportunidades
- Tecnologia aplicada à construção
- Infraestrutura em evolução
- Uma força a mais
- De olho nos pequenos
- Focada no crescimento
- Resultados a reboque
- A química da inovação
- Se descuidar da saúde
- Sorriso em expansão
- A Aviação voa mais alto
- Reestrutar para crescer
- Crescimento sob medida
- Embalando resultados
- Pista livre
- Diversificar para sobreviver
- Cartilha ambiental
- A saída é pelo Nordeste
- Um caminho próspero
- Surfando no pré-sal
- Pé no acelerador
- Fórmula do crescimento
- Água limpa e abundante