Em cinco dias, o post de Mark Zuckerberg sobre a mudança estratégica do Facebook para uma plataforma baseada em privacidade já teve 39 mil curtidas, 10 mil comentários e 3,6 mil compartilhamentos. É provavelmente o posicionamento mais importante da empresa em sua história de 15 anos. O post é um extenso documento de 3.200 palavras e 54 parágrafos. “Entendo que muitas pessoas não acreditem que o Facebook possa ou queira construir esse tipo de plataforma baseada em privacidade”, disse o fundador e CEO da companhia. “Porque, francamente, não temos uma reputação forte na criação de serviços que protejam a privacidade.” Mas a mudança prometida na postagem é radical. Ele diz claramente não ter dúvidas de que as pessoas querem trocar a “praça pública” em que se expõem nas redes sociais para espaços mais reservados, o equivalente digital da sala de estar. “Ao pensar o futuro da internet acredito que uma plataforma de comunicação focada na privacidade se tornará ainda mais importante do que as plataformas abertas de hoje”.

(Nota publicada na Edição 1112 da Revista Dinheiro)