14/12/2011 - 21:00
A cidade de São Francisco, nos Estados Unidos, está dando mostras de que é possível lidar, de forma eficiente e economicamente favorável, com a questão dos resíduos sólidos. Um bom exemplo é seu programa de compostagem urbana, tocado pela empresa Recology. Atualmente, são reciclados 72% de todos os restos de comida descartados na cidade. A meta é chegar a 100% de aproveitamento até 2020. Desde 1986, quando foi criado o projeto, o processamento desse material gerou 600 mil m³ de adubo orgânico, usado por 200 fazendas do Estado da Califórnia. Veja aqui por que esse tipo de iniciativa é importante, inclusive para o Brasil.
Tecnologia
Mais sol, menos calor
Isso que é apostar em energia alternativa. Os cientistas da Shanong Vicot, fabricante de aparelhos de ar-condicionado baseada na China, criaram um aparelho que funciona à base de energia solar (na foto em destaque). A engenhoca nasceu de uma parceria com a Academia de Ciências da China e possui um índice de eficiência energética 85% maior em relação aos aparelhos convencionais. A venda é feita sob encomenda.
Design
Bolsa estilosa
A obsolescência dos produtos do segmento de teconologia continua gerando vítimas. Uma delas é o disquete, que, na maioria dos países, deixou de ser usado para o armazenamento de dados, sendo substituído por CDs e DVDs. Só que muitos exemplares continuaram em circulação. Para evitar que os disquetes sigam para aterros sanitários, a americana Zelle resolveu utilizá-los como base para produção de bolsas (foto). Os modelos custam o equivalente a R$ 99 e cada uma necessita de 12 disquetes de 1,44 MB para ser fabricada.
Qualidade de vida
Brasília entre as melhores cidades
O Brasil vem se destacando em pesquisas globais que medem o grau de sustentabilidade. No levantamento da consultoria americana Mercer, que inclui as 221 maiores cidades do planeta, Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo subiram três, duas e uma posição, respectivamente, no ranking global de Qualidade de Vida 2011.
Construção
Prédio mais verde
A construção civil é um dos setores que mais emitem CO2 . Para dar sua contribuição na melhora desse quadro, a paulistana Even decidiu medir a emissão dos gases-estufa gerados no período da construção de seus empreendimentos. A ideia é reduzir esse percentual entre 30% e 40%, até o final de 2012. Não parece ser uma tarefa difícil, pois 98% das emissões do setor vêm da produção e do transporte de materiais.
Empresas do Bem
Comunidade
Porto Social no Rio de Janeiro
A reforma do porto do Rio de Janeiro mal começou e já está gerando benefícios para os moradores da região. A Concessionária Porto Novo, presidida por Eduardo Pettengill e encarregada de tocar o projeto, já promoveu 45 programas sociais com foco na empregabilidade.
Mitsubishi
Rali social
Uma das mais longevas campanhas sociais do Brasil, a arrecadação e doação de alimentos feitas durante os ralis promovidos pela Mitsubishi Motors, completa 17 anos com números portentosos. Nesse período, foram encaminhadas mais de 700 toneladas de alimentos para 50 entidades.