19/12/2012 - 21:00
Construção
Campo verde
A Arena Castelão, em Fortaleza, inaugurada no domingo 16, servirá de teste para os preceitos de sustentabilidade recomendados pela Fifa para a Copa do Mundo de 2014. Durante a obra, todo o lixo produzido foi reciclado. O consórcio construtor, formado pelas empreiteiras Galvão Engenharia e Andrade Mendonça, também optou por tintas e colas que não emitem compostos orgânicos voláteis (COV), considerados prejudiciais à saúde. A grama será regada por um sistema que reaproveita a água da chuva. A obra custou R$ 519 milhões.
Reciclagem
Arte com lucro social
O designer e artista plástico pernambucano Beto Kelner está provando que é possível unir arte, ecologia e desenvolvimento social em um mesmo pacote. Faz isso por meio da rede de lojas de bijuterias e peças de design Gatos de Rua, que possui 18 filiais no País. As peças são confeccionadas com material reaproveitado, como garrafas PET e alumínio. A produção fica a cargo de meninos carentes, ex-moradores de rua do Recife e de Porto de Galinhas. As peças já decoraram cenários de novelas de tevê.
Reciclagem 2
Entra a celulose e sai o petróleo
Produzir veículos é uma das atividades que mais impactam o meio ambiente, devido à diversidade de materiais utilizados. Para tornar seus carros mais sustentáveis, a Ford lançou um projeto de pesquisa para substituir, por celulose, fibras oriundas do petróleo. O estudo consumiu três anos e deu origem a peças como o descansa-braço. Um dos modelos mais sustentáveis da empresa é o Fusion (foto), cujo revestimento do banco é feito de garrafas recicladas.
Tecnologia
Cadeira energética
À primeira vista, a cadeira de balanço da foto abaixo parece ser uma mobília convencional. Mas não é. Batizada de iRock, a peça, desenvolvida pela alemã Micasa, é capaz de carregar a bateria de gadgets como iPhones e iPads, da Apple, pela energia produzida por seu balanço. Para alimentar 35% da capacidade de uma bateria é preciso “balançar” por uma hora. Preço: R$ 2,6 mil.
Empresas do Bem
Meio Ambiente
A floresta da Leroy Merlin
A subsidiária da rede francesa Leroy Merlin, comandada por Alain Ryckeboer, é a mais nova apoiadora da ONG Iniciativa Verde, que atua no reflorestamento de espaços públicos. Uma das ações aconteceu recentemente no parque Villa-Lobos, situado na região oeste de São Paulo.
Trabalho
O exemplo da Nextel
Parceria entre o laboratório Aché, o Instituto Tomie Ohtake e a operadora de telefonia Nextel, o Instituto Nextel acaba de inaugurar sua terceira unidade (foto) no Glicério, centro de São Paulo. Lá, os adolescentes de baixa renda têm aulas de português, matemática, informática, técnica de vendas e fotografia.