24/10/2012 - 21:00
Turbina
Menor e mais segura
Apesar de serem festejadas por ecologistas, as turbinas eólicas produzem efeitos colaterais: poluem a paisagem e podem colocar em risco as aves migratórias. Pensando nesses problemas, a americana Unified Energies International desenvolveu a Windstrument (foto). O modelo compacto foi concebido a partir do desenho de uma flor. Com isso, ela se integra melhor à paisagem, além de ocupar menos espaço. O equipamento, no entanto, ainda está em fase experimental. A empresa alega que, durante os dois anos de teste, não foram registrados quaisquer acidentes com aves.
Emissões
Crise econômica e poluição
A relação entre atividade econômica e as emissões de dióxido de carbono (CO2) não é tão linear quanto se imaginava. Estudo assinado pelo pesquisador americano Richard York, da Universidade Oregon, indica que as emissões de CO2 aumentam na razão de 0,73% a cada ponto percentual do crescimento do PIB dos países desenvolvidos. Contudo, quando o PIB recua na mesma proporção, o lançamento de gases responsáveis pelo efeito estufa se reduz em apenas 0,43%. Para York, o modo mais eficiente para atingir as metas de diminuição de emissões é a adoção de um estilo de vida menos consumista.
Carreira
Práticas salariais antigas
Apesar de se apresentarem como modernas, muitas ONGs possuem uma política conservadora no quesito gestão salarial de seus executivos. É o que mostra a pesquisa Club Survey 3º Setor, realizada pela Hay Group, que comparou o que acontece no setor privado e nas ONGs:
Moda
Da prateleira às passarelas
Com o crescimento da informática, alguns objetos típicos dos escritórios estão com os dias contados. Um deles é o porta-fichário. Mas nem por isso eles precisam ir para o lixo. Pelo menos é o que defendem os designers alemães Carsten Fichtel e Förtsch Tobias, do estúdio Casitoo. Eles são os criadores de estilosas pastas e bolsas (foto) que usam fichários como matéria-prima. No site ordnertasche.de é possível adquirir as peças.
Empresas do Bem
Saúde
Aposta na prevenção
A subsidiária da Unilever, comandada por Fernando Fernandez, está fazendo uma dobradinha com a Pastoral da Criança para ajudar na prevenção de doenças. A iniciativa tem como base uma medida simples: o incentivo para que a garotada lave as mãos antes das refeições e depois de usar o banheiro.
Social
Criança não trabalha
A Fundação Telefônica Vivo, presidida por Françoise Trapenard, se uniu à Unicef e à OIT em uma campanha de erradicação do trabalho infantil. Com o mote É da Nossa Conta, as entidades pretendem sensibilizar os brasileiros para um problema que afeta 3,6 milhões de crianças e adolescentes no País. Para isso, serão realizados eventos públicos e distribuição de kits com gibis da Turma da Mônica, falando sobre o tema.