48.jpg

 

Baía de Guanabara 


Barcos contra poluição

 

A realização da Olimpíada de 2016 está botando pressão sobre as autoridades ambientais do Rio de Janeiro. Para ajudar a mitigar os efeitos da poluição na Baía de Guanabara, um dos mais belos cartões- postais da cidade, o governo estadual criou uma frota de dez embarcações adaptadas para o recolhimento do lixo no mar. Cada uma delas é capaz de coletar 15 toneladas de detritos por mês. O projeto Ecobarcos exigiu investimento de R$ 3 milhões, oriundos do Fundo Estadual de Conservação Ambiental (Fecam). Apesar dos esforços, o governo fluminense não conseguirá despoluir totalmente a baía. A meta é atingir uma taxa de saneamento de 80%.

 

49.jpg

 

 


Mobilidade 


A vez do carro solar

 

Depois do carro híbrido, movido a bateria e combustível, e do elétrico, abastecido na tomada, agora é a vez do veículo movido a energia solar. Pelo menos é nisso que aposta a Ford, que acaba de apresentar o C-Max Solar Energi Concept. O carro é dotado de um painel sobre o teto, capaz de converter a luminosidade em energia. Mesmo durante dias nublados, suas baterias podem armazenar uma carga equivalente ao período de sete horas conectado à rede elétrica. A autonomia do C-Max é de 35 quilômetros e, depois de cumprido o trajeto, basta acionar o motor a gasolina. Os testes seguem até dezembro, quando a montadora vai decidir se colocará o modelo em linha.

 

50.jpg

 

 


Vida Saudável 


Pizza sem culpa

 

A obesidade já se tornou uma praga moderna, inclusive em países emergentes, como China e Brasil. Um dos vilões é a chamada junk food. Para ajudar a resgatar a boa e velha pizza desse mundo hipercalórico, cientistas da Universidade de Glasgow desenvolveram a EatBalancead, uma redonda produzida com a dose adequada de sal, gordura, carboidratos, vitaminas e nutrientes essenciais. Os cientistas garantem que o produto pode ser consumido três vezes ao dia, sem culpa e sem causar problemas com a balança.

 

51.jpg

 

 

 

Reciclagem 


Bituca lucrativa

 

O descarte irregular de bitucas de cigarros vem se tornando uma praga nas cidades. Preocupado com os efeitos nefastos desse ato antissocial, o paulistano Fabiano Russo criou a Bituca Verde, empresa que faz a reciclagem do material. Os resíduos de cigarro são recolhidos por meio de totens instalados em bares e condomínios, por exemplo.

 

52.jpg

 

 


Empresas do Bem


Parceria 


O exemplo do Bradesco

 

Para ampliar sua pegada verde, o grupo Bradesco vem sensibilizando seus parceiros a aderirem aos preceitos da sustentabilidade. Em uma das recentes ações nesse sentido, seus dirigentes reuniram 100 fornecedores de produtos e serviços para debater sobre os desafios da Mobilidade Urbana no País. A ideia é de que as iniciativas e sugestões apresentadas sejam adotadas por eles.

 

 

 

 

Saúde 


Einstein na comunidade 

 

Uma das mais bem-sucedidas experiências de saúde comunitária em São Paulo, o Programa Einstein na Comunidade de Paraisópolis acaba de receber um selo de qualidade da Joint Commission International. A distinção se refere ao padrão dos serviços ofertados na unidade, fundada em 1998. Desde então, foram atendidos 2,8 milhões de pessoas.

 

53.jpg