85.jpg

 

 

Poluição


Neblina sim, fumaça não

 

Famosa por sua neblina (fog, para os locais), a cidade de Londres quer acabar com a fumaça que sai dos escapamentos dos automóveis. O prefeito da capital inglesa, Boris Johnson, anunciou planos de criar uma zona de baixa emissão de poluentes no centro da metrópole, até 2020. Nessa região só poderão circular automóveis elétricos ou que utilizem combustível não poluente. Londres está entre as cidades europeias com a pior qualidade do ar. Dados indicam que a poluição está associada a 9% das mortes de moradores.

 

86.jpg

 

 


Bancos


Quanto vale a ética?

 

O Banco Itaú, de Roberto Setubal, está testando uma nova maneira de analisar os pedidos de empréstimos. A metodologia leva em consideração os valores éticos e morais dos clientes e também sua motivação para solicitar o crédito. A iniciativa surgiu a partir de uma parceria com o Banco Interamericano de Desenvol­vi­mento. O método será utilizado em um projeto-piloto cujo objetivo é facilitar o financiamento de novas empresas comandadas por mulheres. 

 

87.jpg

 

 

 

Internet


Solidariedade no comércio eletrônico

 

Para levantar recursos, muitas ONGs recorrem à venda de produtos com suas marcas, como camisetas e artesanato. Para elas, o comércio eletrônico acaba sendo uma forma simples e barata de chegar ao consumidor, ainda mais quando é possível criar uma loja na internet de graça. O site MercadoLivre, de classificados e leilões online, permite que instituições sem fins lucrativos comercializem produtos sem pagar taxas ou comissões. No ano passado, as 500 ONGs cadastradas movimentaram quase R$ 800 mil no site. 

 

 

 

 

Ranking


Luxo sustentável

 

O Greenpeace italiano criou uma competição para ver quais são as marcas de luxo que menos contribuem para a destruição do meio ambiente. Por meio de um questionário que foi enviado às empresas, com perguntas sobre as suas políticas de compras de couro e tecidos, a ONG elaborou um ranking das marcas mais verdes. Saiba quais empresas tiveram as melhores e as piores notas: 

 

88.jpg

 

 

 


Empresas do Bem


Reciclagem


Abuse, use e descarte

 

O programa de coleta de lixo eletrônico da varejista C&A recebeu mais de 50 mil equipamentos para reciclagem em 2012. Foram co­le­tados cinco mil celulares, 29 mil pilhas e 12 mil baterias, entre outros materiais, que somaram 2,5 toneladas. Maceió, São Paulo e Pelotas foram as cidades que mais contribuíram. 

 

89.jpg

 

 


Embalagem


Água leve 

 

O grupo cearense Edson Queiroz, dono das águas minerais Minalba e Indaiá, reduziu o peso das suas garrafas de 500 ml de 18 g para 13,8 g, evitando o uso de 2,2 mil tone­ladas de plástico. O grupo, presidido pela viúva do fundador, Yolanda Queiroz, quer diminuir para 12 g o peso das garrafinhas, mas depende de uma autorização para instalar um novo equipamento de envasamento. 

 

90.jpg