Recorde

 

A Tetra Pak encerrou 2013 com um faturamento de R$ 4,6 bilhões no Brasil. Trata-se do melhor resultado obtido pela companhia, desde que chegou ao País em 1957. De origem sueca, a fabricante de embalagens cresceu 7% por aqui no ano passado. É o dobro dos 3,5% que registrou globalmente. Comandada pelo CEO Paulo Nigro, a Tetra Pak Brasil foi impulsionada pela forte demanda por embalagens para sucos prontos. Esse mercado representou 25% dos 13 bilhões de unidades vendidas pela companhia no País. A categoria de sucos 100% naturais cresceu 31%. Já os chamados néctares avançaram 18%. A empresa atribui esse avanço ao maior cuidado dos brasileiros com a saúde, o que os leva a optar por produtos naturais. Além dos sucos, a Tetra Pak também fornece embalagens para leite condensado, aromatizado e creme de leite.

 

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Frase da semana


“Estou preparado para decisões impopulares”

Senador Aécio Neves (PSDB-MG), pré-candidato à Presidência da República, em jantar com empresários, em São Paulo

 

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Alimentos


Triunfo quer números saudáveis

 

A fabricante de biscoitos Triunfo, segunda principal marca da Arcor Brasil, lançou uma nova linha de biscoitos de cereal voltada a mulheres entre 25 e 45 anos, a Triunfo Cereal Mix, produzida nas fábricas de Campinas (SP) e Contagem (MG). O objetivo é concorrer com empresas como Nestlé, Mondelez e Pepsico nesse segmento. Para o lançamento foram investidos cerca de R$ 3 milhões em pesquisa. Embora não revele o faturamento, a empresa espera crescer a uma taxa de dois dígitos em 2014.

 

 

 


Vestuário


Expansão do pijama

 

A rede paulistana de vestuário para dormir Any Any vai entrar no segmento de franquias. Com 50 lojas próprias, a empresa quer abrir mais 40, até o final de 2015. A ideia é ter unidades em um raio de até mil quilômetros de São Paulo. De acordo com o diretor comercial, Viktor Ljubtschenko, a companhia também irá investir em uma nova fábrica para atender à demanda.

 

 

 

 

Cartões


A Cielo que se cuide

 

O gaúcho Banrisul pretende dar trabalho para a Cielo e para a Rede, daqui para a frente. Sua empresa de adquirência, batizada de Vero, está disponível nacionalmente desde o dia 31 de março. Criada há um ano, já movimentou R$ 10 bilhões no Rio Grande do Sul. Segundo Bolivar Moura Neto, presidente da Banrisul Cartões, a Vero nasce com 1,6% de participação de mercado e a meta é chegar a 5% nos próximos cinco anos. Para isso, a palavra de ordem no banco estatal é diferenciação: em breve, as 140 mil máquinas da Vero vão emitir diretamente as notas fiscais eletrônicas, algo que atualmente é feito separadamente.

 

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Imóveis


A pedalada da You,Inc

 

A incorporadora You,Inc, do empresário Abrão Muszkat, resolveu apostar no apelo sustentável para atrair novos clientes: ela oferece bicicletas elétricas aos visitantes do estande de seu empreendimento residencial no Jardim Paulista, em São Paulo. A ideia é de que eles possam passear pelo bairro, no entorno do projeto, sentindo as vantagens de sua localização, próxima ao Parque do Ibirapuera.

 

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Mercado saudável


Superbom na parada

 

A tradicional fabricante de alimentos Superbom vai abrir na próxima terça-feira sua primeira loja-conceito no centro de São Paulo. A marca, com 80 anos de mercado, aposta no crescimento do setor de produtos saudáveis, que movimentou R$ 21,5 bilhões, em 2013, no País. Além da abertura da loja, a empresa, famosa por seu mel, deverá lançar mais 20 produtos vegetarianos, como sucos, proteína de soja e frutas desidratadas, entre outros, no mercado.

 

 

 


Imóveis


Resort Vertical

 

A Gafisa lançou, na segunda quinzena de março, o residencial AlphaGreen, em uma das áreas mais nobres da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro: o bairro planejado Alphaville Barra. O empreendimento terá 207 unidades, com área construída que varia de 80m2 a 200m2. O condomínio funcionará como uma espécie de resort exclusivo, com 10 mil m2 de área de lazer, que ocupará mais da metade do terreno. O Valor Geral de Vendas (VGV) é de R$ 200 milhões.

 

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Saúde


Parceria em Belo Horizonte

 

O Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) vai financiar R$ 75 milhões dos R$ 180 milhões que serão investidos no Hospital Novo Metropolitano, em Belo Horizonte. A obra será realizada por um consórcio que inclui também a Andrade Gutierrez, a Gocil Serviços de Vigilância e Segurança e a empresa de manutenção predial Vivante. O novo hospital terá capacidade para realizar duas mil consultas especializadas por mês, até 1,4 mil internações e 700 cirurgias. As obras começaram em janeiro deste ano e a inauguração está prevista para abril de 2015. 

 

 

 

 

Vai que é tua, Armínio!

 

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Têxtil


A Lupo aposta na prata da casa

 

Maior fabricante de meias do país, com vendas de R$ 600 milhões em 2013, a lupo, de araraquara (SP), está investindo R$ 26 milhões na importação de cerca de três centenas de teares e máquinas de confecção, da Itália. Segundo o diretor industrial, Carlos Alberto Mazzeu, a compra de equipamentos modernos trouxe desafios para a em­presa: a manutenção é cara e há escassez de pessoal especializado no País. A saída foi apostar na prata da casa e montar um programa de formação de mão de obra com o SENAI, que formou mais de 200 profissionais desde 2006. “antes tínhamos de importar os técnicos”, diz mazzeu.

 

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Fidelização


Dotz reforça o time

 

Com 11,5 milhões de clientes, a Dotz, do empresário Roberto Chade, está comemorando a adesão de três novos parceiros ao seu programa de fidelização: as gaúchas Tramontina e Renner e a paulista Arno. Segundo ele, o objetivo da em­presa, que espera faturar R$ 1 bilhão até 2016 (duas vezes e meia o previsto para este ano), é triplicar o número de aderentes ao programa, até o fim de 2015. 

 

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Automação


Sem tempo ruim na Bematech

 

Uma das estrelas do setor de automação comercial, a Bematech, do CEO Cleber Morais, não tem do que se queixar: em 2013, seu faturamento cresceu 11,5% para R$ 365 milhões. “Devemos manter o mesmo ritmo neste ano”, diz Moraes. Entre os principais fatores, ele destaca as encomendas do setor de hospitality, turbinado pela Copa do Mundo, bem como o crescimento da divisão de software e serviços, que já representam 40% das receitas da empresa paranaense. “Queremos ser conhecidos como uma empresa de soluções completas para nossos cli­entes”, diz.

 

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Colaboraram: Luciele Velluto, Luiz Gustavo Pacete e Márcio Juliboni