25/05/2011 - 21:00
O país integra a lista dos países que mais sofrem os efeitos do aquecimento global e se saiu bem no Índice de Performance Ambiental. A versão 2010 do índice, elaborado pelas universidades americanas de Columbia e Yale, aponta que uma das vantagens da Islândia é que 60% de sua população vive na capital Reiquejavique (foto). Isso reduz a pressão sobre as florestas. No estudo, o Brasil ocupa a 62a posição.
Resíduos
Reciclagem com aval da ONU
O Protocolo de Quioto garantiu às empresas a possibilidade de captar recursos para tocarem Projetos de Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL). Essa seara, contudo, sempre foi um reduto de grandes corporações.Uma honrosa exceção é a Verdecoop, apoiada pelo Banco do Brasil e nasceu com o resort Costa do Sauípe, situado na Bahia.
A cooperativa faz a reciclagem de resíduos sólidos (papel, alumínio, etc.) e orgânicos (sobras de alimentos das cozinhas dos hotéis) e espera a aprovação de seu projeto de MDL pela ONU para começar a vender créditos de carbono.
Design
Estante descolada
Os designers do estúdio alemão Lockengeloet bolaram um jeito criativo de dar um destino sustentável aos barris de petróleo descartados no porto de Hamburgo. Fizeram isso transformando as peças em armários descolados, que se converteram em uma espécie de objeto de desejo dos consumidores alemães. Cada peça custa € 350.
Transporte
Itaipu sobre quatro rodas
Veículos elétricos ainda são raros nas ruas e estradas do Brasil. Mas, no que depender da Usina Hidrelétrica de Itaipu, isso deverá mudar em breve. Em associação com a fabricante de motores Weg e a montadora de automóveis Fiat, a direção da usina pretende financiar a produção de 300 unidades do Novo Uno Ecology. A novidade é que, ao contrário do Palio elétrico, a bateria que equipará o Novo Uno será desenvolvida pela Weg.
Aquecimento global
Alerta da Nasa
Um dos indicadores do aquecimento global é o nível de derretimento do gelo existente nas camadas polares. Estudo recém-divulgado pela Agência Espacial Americana (Nasa), mostra que esse quadro é mais preocupante do
que se supunha:
Empresas do Bem
Vigilância
AJUDA DO ESPAÇO
O trabalho de preservação de ecossistemas sensíveis acaba de ganhar um aliado de peso. A Astrium GEO-Information Services, ligada ao grupo EADS e comandada por Pierre Duquesne, está fornecendo gratuitamente fotos feitas por satélite que ajudam a monitorar o avanço do desmatamento em regiões como a floresta amazônica. A lista de parcerias do projeto Planet Action inclui ONGs brasileiras como o Instituto Socio-ambiental, o ICV e o Imazon.
Carbono
Natura compensa emissões
Reconhecida no mercado como uma das pioneiras na área da sustentabilidade, a Natura dá mais um passo para consolidar essa imagem. A companhia presidida por Alessandro Carlucci pretende compensar suas emissões de Gases que Causam o Efeito Estufa (GEE) no período 2011-2012. Para isso, vai adquirir créditos de carbonos oriundos de projetos de geração de energia limpa (eólica e biomassa, por exemplo) e de conservação florestal.