21/09/2013 - 7:00
Vestuário
Desfile orgânico
A indústria da moda tornou-se uma das grandes aliadas na luta pela preservação dos recursos naturais. Um dos estilistas que mais se destacam nessa seara é o americano John Patrick. Durante a semana de moda de Nova York, realizada no início de setembro, Patrick levou para a passarela a coleção Orgânica Primavera (foto), composta de vestidos, blusas e saias produzidos com material ecologicamente correto, como algodão orgânico, seda e nylon fabricado a partir de material reciclado.
Microcrédito
A vez das mulheres
O mundo dos negócios ainda é um território eminentemente masculino, mas isso começou a mudar. Ao menos nas operações conduzidas pelo Banco do Povo Crédito Solidário, que atua nos municípios da Grande São Paulo. As mulheres representam 67% da carteira de clientes. A expectativa é liberar R$ 8 milhões em empréstimos neste ano. Para fortalecer esse contingente, a ABCRED, entidade que reúne os operadores de microfinanças, está lançando um selo que distingue aquelas que privilegiam as empreendedoras.
Tecnologia
Água pura
O pesquisador americano Douglas Schauer pretende mostrar que o coentro (foto), pode ser o substituto ideal do carvão no processo de purificação da água. Estudos conduzidos por Schauer mostram que a erva se constituiu em uma alternativa natural – e viável – para comunidades que não possuem sistema de água encanada, por exemplo.
Emissões
Empresas na berlinda
Estudo da consultoria Carbon Disclosure Project (CDP) indica que, apesar dos esforços anunciados, o setor privado não vem conseguindo reduzir suas emissões de dióxido de carbono (CO2). No período 2009-2013 as 50 maiores companhias cotadas em bolsas de valores aumentaram em 1,7% suas emissões. Entenda o que esse número representa:
Empresas do Bem
Trabalho
Aprendizes da Bombardier
A parceria entre a divisão de trens da Bombardier e a ONG United Way Brasil vai ajudar na formação profissional de jovens paulistas. Eles serão treinados por funcionários da fábrica (foto) da empresa em Hortolândia (SP), com o objetivo de despertar o espírito empreendedor dessa moçada.
Social
Parceria saborosa
A Diletto (foto), rede de sorveterias que conta com 29 pontos de venda nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná, vai destinar metade do dinheiro arrecadado com a venda de seus produtos para o Instituto Ayrton Senna. A parceria vale para a segunda-feira 23, quando é comemorado o Dia Nacional do Sorvete.