17/01/2014 - 21:00
Em Hollywood, reconhecimento artístico nem sempre caminha junto com sucesso comercial. A máxima também vale para os filmes considerados os melhores do ano pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, que distribui o Oscar, o mais importante prêmio do cinema mundial. Mas, neste ano, esse alinhamento aconteceu. Os nove lançamentos escolhidos para disputar a estatueta conferida ao melhor filme de 2013 arrecadaram juntos nas bilheterias de todo o mundo US$ 1,3 bilhão (US$ 642 milhões apenas nos Estados Unidos). Nesse cenário de toneladas de dólares, poucas pessoas comemoraram tanto o anúncio, na quinta-feira 16, dos filmes que disputarão o Oscar quanto os executivos da distribuidora e produtora Warner.
O espaço é o limite: o filme Gravidade, que recebeu dez indicações, foi o sétimo de maior receita em 2013
Dois dos nove indicados foram lançados pela empresa: a ficção científica Gravidade e Ela, uma comédia sobre um homem que se apaixona pela voz feminina de seu computador. Somadas, as duas películas responderam por mais da metade da dinheirama. Mais exatamente US$ 685 milhões. O resultado festejado pela área financeira da Warner deve-se principalmente a Gravidade, que foi a sétima maior bilheteria do mundo em 2013. A obra já arrecadou US$ 675 milhões. A história dos astronautas em apuros vividos por Sandra Bullock e George Clooney atraiu o público global com as suas inovações tecnológicas.
O fato de ser o único dos indicados filmado em 3D e de seu visual ser mais bem apreciado em salas IMAX – sistema com telas maiores e maior resolução das imagens – ajudou os cinemas a cobrarem mais caro. O filme ainda pode melhorar a arrecadação, agora que conseguiu dez indicações ao Oscar – o maior número ao lado de Trapaça, da Columbia Pictures, subsidiária da Sony –, e entra como um dos favoritos ao prêmio, no dia 2 de março. Mas deve ser com Ela, estrelado por Joaquin Phoenix e Scarlett Johansson, que a Warner terá o maior crescimento de arrecadação. Tendo estreado apenas na sexta-feira 10, nos Estados Unidos, e alcançado US$ 10 milhões na sua primeira semana em cartaz, o filme terá agora a chance de chamar mais a atenção do público. Afinal, até o dia 2 de março ele terá muita exposição de mídia para garantir que isso aconteça.