31/05/2013 - 21:00
O mercado de produtos saudáveis está em alta. Segundo estudo da empresa de análise de mercado Euromonitor, entre 2004 e 2009, esse segmento, que inclui alimentos diet, light, sem glúten e orgânicos, cresceu 80% ao ano. Em 2011, movimentou R$ 40 bilhões e a expectativa é que chegue a R$ 55 bilhões em 2015. Quem saiu na frente para atender a essa demanda cresce em ritmo acelerado. É o caso da Mundo Verde, a maior rede de produtos naturais e orgânicos da América Latina, com 240 lojas. Em 2009, o fundo Axxon Group adquiriu o seu controle, e, após um processo de profissionalização, ocorreu a expansão do negócio.
A AcquaZero, de Mendes, faz limpeza automotiva com sistema que não utiliza água
Em 2008, eram apenas sete lojas em São Paulo. Hoje, são 70 unidades. “Com a elevação da renda da classe C, saúde e bem-estar passaram a fazer parte dos objetos de desejo”, afirma Marcos Leite, diretor de expansão e operações da Mundo Verde. Em 2012, a empresa faturou R$ 265 milhões, um crescimento de 33% em relação ao ano anterior. E a expectativa é alcançar R$ 315 milhões este ano. Mas não basta servir produtos saudáveis, é preciso ter uma relação sustentável com os fornecedores e com o meio ambiente. E isso vale para todas as empresas. Algumas já estão acompanhando esse movimento.
De acordo com Claudio Tieghi, presidente da Associação Franquia Sustentável (Afras), braço social da Associação Brasileira de Franchising (ABF), mais de 30 empresas, como Espoleto, Seletti, Casa do Construtor, MegaMatte, Grupo Multi e Mundo Verde, já fazem parte do programa Franchising de Baixo Carbono. “Cada vez mais cresce o número de empresas que estão decididas a reduzir o seu impacto ambiental”, afirma Tieghi. A preocupação com o impacto do negócio no meio ambiente fez com que a MegaMatte, rede de franquias que oferece lanches rápidos e saudáveis, criasse um departamento de sustentabilidade para dar mais agilidade aos assuntos ligados a esse tema.
A MegaMatte, de Fátima, vende lanches saudáveis e tirou do cardápio os refrigerantes
De acordo com Fátima Rocha, diretora-executiva da MegaMatte, a empresa tem crescido a uma média de 60% ao ano. “Oferecemos ao consumidor algumas opções de produtos mais saudáveis sem que isso signifique ter menos prazer na alimentação”, diz Fátima. A MegaMatte surgiu em 1994 e, 11 anos depois, passou para o modelo de franquias. Atualmente, são 104 lojas, sendo seis próprias. Segundo Fátima, um dos maiores desafios comerciais foi a decisão de não vender refrigerantes. “Não somos naturebas, mas temos algumas características do nosso DNA, que preza a saudabilidade, sem perder o lucro”, diz Fátima. A MegaMatte, que já vende pão de queijo de soja, acaba de lançar o pão de queijo vegano (sem produtos derivados de origem animal).
Não é apenas na área alimentícia que o time da sustentabilidade ganha cada vez mais adeptos. A AcquaZero, rede de franquias especializada na limpeza automotiva com sistema de biolavagem que não utiliza água, nasceu em 2009. De lá para cá, tem se destacado no mercado como uma das redes que mais crescem no franchising brasileiro. Em 2011, faturou R$ 350 mil. No ano seguinte, chegou a R$ 1 milhão. “Estamos trabalhando no desenvolvimento de novos produtos e serviços e elaborando técnicas para aumentar o faturamento das nossas unidades franqueadas, sempre com foco na sustentabilidade, preservação do meio ambiente e economia de água”, afirma Marcos Mendes, diretor da rede. Segundo ele, a Acquazero conta com 56 unidades e a meta é fechar 2013 com pelo menos 100 franquias. “Queremos dobrar de tamanho até 2015.”