07/10/2022 - 4:30
A inflação, grande problema para o brasileiro em 2022, teve no ano passado seu auge depois de seis anos e ficou muito acima da meta. O IPCA fechou aos 10,06%, para uma meta que era de 3,75% podendo chegar até 5,25% — foi quase o dobro do teto do BC. Com a renda corroída, famílias começam a fazer cortes em itens que não são considerados básicos para viver. Para manter em dia as contas de água, luz, supermercado e aluguel, os cortes vieram nas linhas de lazer, planos de saúde e seguros. Foi em meio a esse cenário macroeconômico que a Bradesco Vida e Previdência conseguiu se destacar e ser eleita no setor Seguros e Previdência de AS MELHORES DA DINHEIRO 2022. “A inflação foi o nosso maior desafio, mas conseguimos dar a volta por cima investindo em tecnologia e cortando custos”, disse o presidente da Bradesco Vida e Previdência, Jorge Nasser.
Segundo ele, a empresa fez investimentos para proporcionar uma ótima experiência digital para os consumidores. De acordo com Nasser, isso trouxe ainda mais conveniência para o cliente que, atualmente, realiza 90% das transações de previdência online”
No entanto, ele afirmou que a tecnologia não foi o fim, mas sim o meio. “Somos muito tecnológicos no atendimento do dia a dia, mas no relacionamento ainda somos analógicos.”

“Estamos preparados para atender qualquer perfil de cliente e o prêmio da DINHEIRO reforça que estamos em um caminho certo” Jorge Nasser, presidente da Bradesco Vida e Previdência.
Outro fator que ajudou a companhia foi a cultura adquirida com a pandemia. Após o País passar por três ondas de Covid-19 que deixaram mais de 685 mil mortos, o brasileiro passou a providenciar seguros para momentos difíceis. “Desde o início da pandemia houve um aumento significativo das vendas de seguros de vida. Esse número vem crescendo a cada ano”, afirmou. Para o presidente da companhia, outro grande fator que ajudou na performance são inovações nas estruturas das soluções. “Passamos a oferecer um produto mais completo, em que o usuário usa o seguro em momentos de invalidez, assistência para animais de estimação, assistência funeral, desemprego, entre muitas outros”, disse.
A empresa, porém, não trabalha somente com seguros. O setor de previdência foi um dos grandes destaques do ano passado. A arrecadação da previdência em 2021 cresceu 11,6%, para R$ 29,2 bilhões, na comparação com o mesmo período do ano passado. Sendo assim, essa combinação do uso da tecnologia e da oferta de novos seguros fez a empresa ter crescimentos exponenciais. “Essa receita de sucesso aplicada este ano vacinou a empresa dos riscos inflacionários apresentados também em 2022”, afirmou Nasser.
INOVAÇÃO Um olho nos números, outro na agenda ESG. “Isso faz parte do DNA da instituição Bradesco como um todo e, na Bradesco Vida e Previdência, destaco a criação de fundos de previdência com foco em sustentabilidade”, afirmou. Ainda segundo Nasser, o foco tem sido cuidar do meio ambiente dentro dos produtos e sustentabilidade tem demandado atenção assim como os demais braços do ESG, o social e o de governança.
Para 2022, a companhia espera um ano desafiador para a economia. “Os juros altos tendem a segurar o consumo”, afirmou. É em meio a essa próxima dificuldade que a companhia planeja não perder tração de crescimento. “Vamos inovar com a criação de produtos no setor de seguros e previdência para conseguirmos captar clientes em momentos mais ariscos como o esperado”, disse.
ERRATA: Algumas informações dessa matéria foram atualizadas porque não eram condizentes com a fala do executivo.