09/05/2012 - 21:00
Em 1982, o então historiador Bruce Dickinson fazia sua estreia nos vocais da banda britânica de heavy metal Iron Maiden, com o álbum The Number of the Beast (O Número da Besta), que se tornou o maior sucesso da carreira de 37 anos do grupo. Ao longo do tempo, Dickinson acrescentou à sua rotina uma nova paixão além dos palcos: a aviação. Há pouco mais de duas décadas, ele se reveza entre o papel de cantor e piloto. Agora, aos 53 anos, ele resolveu investir mais no setor. Na semana passada, Dickinson inaugurou a Cardiff Aviation, empresa de reparos e manutenção de aviões, em parceria com o governo do País de Gales, no Reino Unido.
Vida dupla: há mais de duas décadas, Dickinson se divide entre o heavy metal e a carreira de piloto.
A companhia será erguida em um terreno de 12 mil metros quadrados no hangar de Twin Peaks, em Saint Athan, zona empresarial do país, com a promessa de gerar mil empregos nos próximos 18 meses. “O País de Gales vem investindo há anos no setor aéreo da região e estou muito feliz de fazer parte dessa tradição”, diz Dickinson. A Cardiff Aviation já nasce com vocação internacional. A empresa prestará serviços para companhias aéreas de grande porte e empresas independentes, além de auxiliar na certificação de aeronaves para diversas jurisdições, incluindo os Estados Unidos. Para isso, conta com uma equipe de profissionais que já passaram pelo Grupo de Apoio à Defesa, ligado ao Ministério da Defesa britânico. A intenção do governo galês é justamente desenvolver o parque industrial para o setor aéreo da região.
“Temos um setor aeroespacial forte no País de Gales e esse projeto vai aproveitar a força de trabalho qualificada, que já existe na área, e atrair mais investidores”, afirma Edwina Hart, ministra dos Negócios do país. Dickinson foi piloto da pequena companhia aérea britânica de fretamento Astraeus Airlines, que funcionou entre 2002 e 2011. Ele pilotava um Boeing 757 e chegou a ocupar o cargo de diretor de marketing da empresa. Em 2008, transformou um dos modelos da frota no avião oficial do Iron Maiden, batizado de “Ed Force One” durante uma turnê mundial da banda. Em outubro de 2010, Dickinson levou a bordo a equipe de futebol do Liverpool até Nápoles, na Itália, para uma partida contra o Napoli pela Liga de Clubes Campeões da Europa. Prova de que experiência no setor ele tem. Nos ares e agora em terra.