28/09/2013 - 7:00
Investimento
Don Emilio Botín, controlador do Santander, está mais otimista do que nunca com o Brasil. Depois de encontrar-se com a presidenta Dilma Rousseff no Planalto e anunciar a disposição de emprestar US$ 10 bilhões para projetos de infraestrutura no País, o banqueiro espanhol está incentivando grandes empresas europeias e latino-americanas a vir conferir de perto as oportunidades de investimento, especialmente as concessões públicas em andamento. O banco irá fazer um seminário sobre infraestrutura em São Paulo, no fim de novembro, e espera trazer altos executivos de gigantes espanhóis, como Iberdrola, Gas Natural, Repsol, Abertis, ACS, Isolux, Acciona e Endesa, entre outras.
Frase da semana
“Nunca presenciei um comportamento tão ostensivo dos meios de comunicação, buscando subjugar a consciência de um juiz”
Ministro do STF, Celso de Mello, sobre a pressão que recebeu às vésperas de proferir seu parecer sobre os embargos infringentes, no processo do mensalão
Parceria
Ana Maria é o canal
A apresentadora da Rede Globo Ana Maria Braga firmou uma parceria com a americana EveryWare Global, especializada em utensílios para mesa, como louça, talheres e copos. Serão comercializadas, a partir de novembro, duas linhas de produtos, uma que leva a marca Ana Maria Braga e outra própria da EveryWare. As vendas serão feitas no site da apresentadora e nas redes de varejo digital.
Gestão imobiliária
C&W no WTC
A Cushman & Wakefield, uma das mais importantes empresas de gestão imobiliária dos EUA, foi escolhida pelas autoridades portuárias de Nova York para administrar o novo World Trade Center, no Baixo Manhattan, em Nova York, um complexo de 106 andares, 541 metros de altura e área de 280 mil m2 de escritórios. O contrato inclui, ainda, o gerenciamento de praças públicas da região.
Franquias
Liga Retrô no Nordeste
Na esteira da Copa do Mundo de 2014, a Liga Retrô, rede com 30 franqueados, especializada em réplicas de uniformes de times e seleções, está investindo em cidades-sedes dos jogos, no Nordeste. A primeira loja na região está localizada no shopping Salvador, na capital baiana. Uma segunda unidade será aberta em Natal e há a possibilidade de uma terceira, no Recife, até o fim do ano.
Estratégia
Cobra D’Água aposta no store in store
A marca capixaba de moda jovem Cobra D’Água ampliou suas vendas nas grandes redes varejistas em até 270% com o modelo store in store, no qual espaços são criados para expor seus produtos ao consumidor. Em uma área de 9m2, a venda pode chegar a R$ 350 mil por ano, segundo Ademar Brumatti Jr., diretor da empresa. Em 2012, a Cobra D’ Água faturou R$ 119 milhões e espera fechar este ano com R$ 150 milhões em venda.
Incorporação
Calper quer chegar ao primeiro bilhão
Com passagem por empresas como Brookfield, Odebrecht e Gafisa, o executivo Flavio Mello vai ocupar a recém-criada diretoria de incorporação da construtora carioca Calper. Sua missão: estruturar lançamentos com valor geral de venda de R$ 1 bilhão em 2014. Neste ano, a construtora estima fechar com VGV de R$ 700 milhões em vendas, um crescimento de 75% em relação a 2012.
Rock In Rio
Eike fora do tom
Descontente com a notícia de que o sócio Eike Batista teria colocado a sua participação no Rock in Rio como garantia de um empréstimo feito junto ao fundo Mubadala, de Abu Dhabi, Roberto Medina já pensa em contestar o negócio na Justiça. Isso porque, segundo uma pessoa próxima, Medina reclama que Eike não lhe teria dado a oportunidade de utilizar o direito de preferência, comum nesse tipo de sociedade. Procurado, Medina não quis comentar o assunto.
Bionergia
Para chinês ver
O professor Cesar Cunha Campos, diretor da FGV Projetos, vai apresentar no The 3rd Low Carbon Earth Summit – 2013, na cidade de Xi’na, na China, a experiência brasileira na produção e utilização da bioenergia como alternativa de emissão de baixo carbono.
Crédito
Cartão para micros
O Banco Bonsucesso, de Belo Horizonte, está expandindo sua atuação na área de cartões. Para isso, vai lançar em outubro um produto voltado às micro e pequenas empresas que possuem faturamento mínimo mensal de R$ 5 mil. O Giro Certo, como será chamado, visa captar 50 mil clientes em um ano.
Como Obama ouviu o discurso de Dilma
Alimentação
Expansão sertaneja
O Grupo Montana Grill, da dupla Chitãozinho e Xororó, vai expandir seus negócios da carne. Até o fim do ano, a empresa planeja abrir seis lojas da rede de comida rápida Montana Express. Com um faturamento de R$ 103 milhões, a rede tem mais de 100 lojas no mercado. Neste ano, a marca já inaugurou oito unidades, a última delas no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, um local estratégico devido ao intenso tráfego de passageiros. “A expectativa é de que o retorno de investimento aconteça de forma rápida”, diz Alex Píton, diretor de Novos Negócios do grupo.
Exportação
Turnê Mundial
A Enivrance, agência francesa de design de alimentos e bebidas, lançou no fim de setembro, em parceria com a Apex-Brasil, o projeto “Seleção Brasileira de Alimentos”. A ideia é expor 11 produtos nacionais, entre eles açaí, cachaça, pão de queijo e vinho em feiras na Europa, Ásia e nos EUA. Participam do projeto, que recebeu R$ 5 milhões da Apex, empresas como Baggio Café, Bauducco, Globalbev, JBS e Seara.
Suco de laranja
Saúde é o que interessa
O diretor-executivo da Associação Nacional dos Exportadores de Sucos Cítricos (CitrusBR), Ibiapaba Netto, vai apresentar na terça-feira 1o, no Juice Summit, em Bruxelas, um amplo estudo sobre o consumo de suco de laranja em dez países, entre eles Canadá, Reino Unido, China, Japão e Alemanha. O estudo, que custou US$ 1 milhão à CitrusBR, aponta soluções para turbinar a demanda da bebida, estagnada mundialmente. Uma delas é uma nova abordagem de marketing, destacando os atributos ligados à saúde dos consumidores.
Colaboraram: Ana Paula Machado, Keila Cândido, Luciele Velluto e Luis Gustavo Pacete