12/07/2013 - 21:00
Foi em um guardanapo de papel que, em junho de 2011, Charles Martins, filho do empresário Carlos Wizard Martins, especificou as condições impostas para investir na ideia do administrador de empresas Rodrigo Borges de criar a primeira empresa brasileira de gift cards, cartões pré-pagos usados pelo cliente para presentear alguém. Da apresentação do projeto até a decisão de apoiá-lo se passaram dois anos. “Levamos esse tempo para amadurecer a ideia e, no fim, entendemos que essa inovação era uma iniciativa visionária em um setor que tinha muito para crescer”, afirma Wizard Martins, controlador do grupo Multi, que abriga sob seu guarda-chuva franquias como as escolas de idiomas Wizard e Yazigi e a empresa de cursos profissionalizantes Microlins.
Rodrigo Borges (à direita) mostra o guardanapo no qual o Multi, de Wizard Martins,
estabeleceu as condições para apostar no negócio
O empresário desembolsou boa parte dos R$ 50 milhões que foram aportados na empresa, que começou a operar em outubro de 2012, com o nome de Vale Presente. Pelos investimentos realizados, trata-se do maior start-up independente do Brasil. A ideia nasceu há nove anos, quando Borges, mineiro de Uberlândia, desembarcou em São Paulo e começou a trabalhar como trainee em uma grande rede de varejo on-line. Naquela época, ele percebeu que as empresas do setor não investiam no vale-presente. “Faltava estrutura de divulgação, de segurança e até de entendimento do negócio”, afirma Borges, CEO da Vale Presente. Nos Estados Unidos, os vales-presente já representam cerca de 10% das vendas no varejo.
“No Brasil ainda estamos engatinhando, mas o potencial de crescimento é enorme”, diz. A estimativa é de que a Vale Presente encerre 2013 com um bilhão de cartões emitidos, movimentando R$ 100 milhões. “Para sustentar esse crescimento, investimos pesado em segurança e optamos por ser uma empresa 100% verticalizada, ou seja, todo o processo acontece internamente, da divulgação e comercialização dos cartões até a impressão”, afirma Borges. Essa estimativa, segundo ele, é conservadora, pois considera apenas os negócios que já estão consolidados. “Espero, porém, que o resultado deste ano seja três vezes maior com a comercialização de novos produtos”, diz.
As novidades chegam no segundo semestre com o lançamento do Vale Mesada, voltado para crianças e jovens, e do Wiztravel, cartão pré-pago de viagem customizado para a rede Wizard. Enquanto os vales-presente são destinados ao resgate de produtos e não permitem saques, as duas novas ferramentas, emitidas com a bandeira Mastercard, são recarregáveis, permitem retiradas e vão ao encontro das iniciativas do governo de inclusão financeira da população não bancarizada. “Com o Vale Mesada, vamos investir na educação financeira e no controle do orçamento, já que será possível os pais saberem os gastos exatos dos filhos com o cartão”, afirma Borges.
Já o Wiztravel vai entrar em um mercado mais consolidado, mas com um importante diferencial: a capilaridade da Wizard e do Grupo Multi. “Estou muito otimista com os resultados dessa sinergia entre a tecnologia e as empresas do grupo”, afirma Wizard Martins. De acordo com o empresário, em um primeiro momento o foco serão os alunos da Wizard e a distribuição acontecerá nas 1,2 mil escolas da rede, além da internet. “Mas a população em geral também pode adquirir o produto”, afirma. Por conta da segurança e da vantagem tributária – o imposto sobre operações financeiras (IOF) com os cartões pré-pagos de viagem é de 0,38%, enquanto no cartão de crédito é de 6,38% –, esses produtos têm atraído a preferência dos turistas brasileiros na hora de viajar.
Segundo pesquisa da American Express, 51% dos seus clientes utilizam cartões pré-pagos para pagamentos no Exterior, com tíquete médio de recarga de R$ 2,5 mil. Conservador nos números, Borges tem metas ambiciosas. Uma delas é o ingresso da Vale Presente no pregão da bolsa de valores. “Quero, em breve, ser sócio de uma empresa avaliada em R$ 1 bilhão e ainda sonho em abrir o capital”, diz. Wizard Martins está otimista e corrobora o sonho do sócio. “O sucesso nos negócios acontece quando se consegue antecipar uma tendência de mercado”, afirma. Wizard Martins fala com conhecimento de causa quando o assunto é empreendedorismo.
Nascido em Curitiba, aos 12 anos ele percorria as estradas do Paraná trabalhando com o pai, caminhoneiro. Realizou seu sonho de estudar em uma universidade americana e se diplomou em ciência da computação na universidade Brigham Young. De volta ao Brasil, lecionava inglês em casa para complementar o salário de analista de sistemas em uma empresa de Campinas, no interior de São Paulo. O desenvolvimento de seu método de ensino e do material didático foi o embrião da Wizard, fundada em 1987, que deu origem ao grupo Multi, dono de um faturamento de R$ 3 bilhões por ano. “Esse é o resultado de quando a preparação encontra uma oportunidade”, afirma. “Com a Vale Presente, sei que também estamos no caminho certo.”