30/01/2013 - 21:00
Nos muros das casas e galpões do Cambuci, na região central de São Paulo, dois irmãos começaram, lá pelo final dos anos 1980, a espalhar suas cores e personagens na base do spray. O grafite ganhava popularidade, ainda que na condição de arte underground. Vinte anos depois, os mesmos irmãos do bairro têm seus desenhos expostos no mundo inteiro, seja em galerias de arte, seja na casa de celebridades como o ator Johnny Deep. O feito mais recente deles é minimalista – e muito chique: um lenço da marca mais icônica do mundo do luxo, a Louis Vuitton, do grupo francês LVMH.
Big brothers: Gustavo e Otávio Pandolfo elevaram o grafite brasileiro à condição
de arte de vanguarda. Ao lado, o lenço criado para a Louis Vuitton
Otávio e Gustavo Pandolfo, conhecidos como osgemeos, integram um time de designers que colaborou na criação das echarpes da maison para a primavera 2013. O desenho dos irmãos traz um mosaico com o Sol e a Lua, emoldurando a figura de uma menina, sempre presente na arte da dupla. “Nos inspiramos nos momentos simples da vida, no equilíbrio entre a beleza e a simplicidade”, diz Gustavo. “Queríamos obter o resultado mais perfeito, onde as linhas e as cores fizessem de cada echarpe de seda uma obra de arte do vestuário, sem limitações, como uma obra de arte envolta em seu pescoço.” A marca francesa vem usando esse tipo de colaboração artística desde o lançamento de sua primeira coleção de lenços, há mais de 30 anos.
Decoração: Fernando e Humberto Campana e a luminária Maracatu
“Para esta edição limitada, além dos brasileiros, convidamos a designer japonesa Aiko e a americana Retna”, diz Patrícia Romano, PR da Vuitton no Brasil. Em dezembro do ano passado, a própria Louis Vuitton contou com o talento de outra dupla de designers brasileiros em sua linha de decoração. Os irmãos Fernando e Humberto Campana, também de São Paulo, assinaram a criação da luminária Maracatu, da coleção batizada de Nômade. Assim como os gemeos, os Campana tem sua obra cada vez mais reconhecida pelas marcas de luxo. De grifes a hoteis, a inventividade deles virou sinônimo de sofisticação. Ponto para o design brasileiro.