É difícil encontrar melhor exemplo de setores afetados pela crise industrial brasileira do que os ligados à base da cadeia produtiva, como as siderúrgicas e as metalúrgicas. Fornecedores de componentes que ajudam a dar forma aos produtos finais são os que mais sofreram com as importaçãos e a elevação de custos – de energia à mão de obra – nos últimos anos. Em 2013, a situação se agravou com o início da desaceleração da indústria automotiva, maior compradora de aço do País, que responde por 30% das vendas totais.

Diante da desaceleração das montadoras, o volume de vendas das companhias de trefilação e laminação, responsáveis pela primeira modificação do aço para a indústria, por exemplo, ficou estável no ano passado, em cerca de três milhões de toneladas comercializadas. Neste ano, a previsão é de queda de 10% na produção. Na contramão do setor, uma empresa vem conseguindo sustentar seus resultados graças à diversificação dos clientes. A Morlan, antiga Metalúrgica Orlândia, viu seu lucro crescer 27% no ano passado, para R$ 38,8 milhões, e foi o destaque do ranking setorial desta edição de AS MELHORES DO MIDDLE MARKET.

O faturamento alcançou quase R$ 400 milhões, avanço de 15%. É com produtos que atendem do agronegócio à construção civil, além do setor industrial, que a empresa baseada em Orlândia, no interior de São Paulo, vem conseguindo atravessar o período adverso. Arames e telas para tapume foram incorporados ao portfólio da empresa ao longo de sua trajetória, que se iniciou com a produção de pregos. “A Morlan tem uma venda bastante diversificada”, diz Eduardo Tassarini, diretor-superintendente da companhia.

“Se um setor da economia vai mal, outro vai bem, por isso as oscilações acabam sendo menos bruscas.” Mesmo assim, a empresa sabe que está diante de desafios. Embora admita dificuldades em prever como será o próximo ano, Tassarini acredita num crescimento próximo de 2%. Por isso, trabalha para avançar na redução de custos, com a ampliação da matriz energética e o investimento em uma nova subestação, além da diversificação de produtos, como o novo gradil plastificado com PVC.

———————

Confira o Especial: As Melhores do Middle Market 2014:

Ser educacional é a empresa do ano
Um olho na gestão, outro na qualidade
Como foram escolhidas as Melhores do Middle Market
O rei do chimarrão
Do campo à mesa
Com as peças no lugar
Colhendo na terra arrasada
Ovos de ouro
A todo gás
Lição de casa
Passos acelerados
Tempo de oportunidades
Tecnologia aplicada à construção
Infraestrutura em evolução
Uma força a mais
De olho nos pequenos
Focada no crescimento
Resultados a reboque
A química da inovação
Se descuidar da saúde
Sorriso em expansão
A Aviação voa mais alto
Família em festa
Reestrutar para crescer
Crescimento sob medida
Embalando resultados
Pista livre
Cartilha ambiental
A saída é pelo Nordeste
Um caminho próspero
Surfando no pré-sal
Pé no acelerador
Fórmula do crescimento
Água limpa e abundante