31/10/2014 - 20:00
É difícil encontrar melhor exemplo de setores afetados pela crise industrial brasileira do que os ligados à base da cadeia produtiva, como as siderúrgicas e as metalúrgicas. Fornecedores de componentes que ajudam a dar forma aos produtos finais são os que mais sofreram com as importaçãos e a elevação de custos – de energia à mão de obra – nos últimos anos. Em 2013, a situação se agravou com o início da desaceleração da indústria automotiva, maior compradora de aço do País, que responde por 30% das vendas totais.
Diante da desaceleração das montadoras, o volume de vendas das companhias de trefilação e laminação, responsáveis pela primeira modificação do aço para a indústria, por exemplo, ficou estável no ano passado, em cerca de três milhões de toneladas comercializadas. Neste ano, a previsão é de queda de 10% na produção. Na contramão do setor, uma empresa vem conseguindo sustentar seus resultados graças à diversificação dos clientes. A Morlan, antiga Metalúrgica Orlândia, viu seu lucro crescer 27% no ano passado, para R$ 38,8 milhões, e foi o destaque do ranking setorial desta edição de AS MELHORES DO MIDDLE MARKET.
O faturamento alcançou quase R$ 400 milhões, avanço de 15%. É com produtos que atendem do agronegócio à construção civil, além do setor industrial, que a empresa baseada em Orlândia, no interior de São Paulo, vem conseguindo atravessar o período adverso. Arames e telas para tapume foram incorporados ao portfólio da empresa ao longo de sua trajetória, que se iniciou com a produção de pregos. “A Morlan tem uma venda bastante diversificada”, diz Eduardo Tassarini, diretor-superintendente da companhia.
“Se um setor da economia vai mal, outro vai bem, por isso as oscilações acabam sendo menos bruscas.” Mesmo assim, a empresa sabe que está diante de desafios. Embora admita dificuldades em prever como será o próximo ano, Tassarini acredita num crescimento próximo de 2%. Por isso, trabalha para avançar na redução de custos, com a ampliação da matriz energética e o investimento em uma nova subestação, além da diversificação de produtos, como o novo gradil plastificado com PVC.
———————
Confira o Especial: As Melhores do Middle Market 2014:
- Ser educacional é a empresa do ano
- Um olho na gestão, outro na qualidade
- Como foram escolhidas as Melhores do Middle Market
- O rei do chimarrão
- Do campo à mesa
- Com as peças no lugar
- Colhendo na terra arrasada
- Ovos de ouro
- A todo gás
- Lição de casa
- Passos acelerados
- Tempo de oportunidades
- Tecnologia aplicada à construção
- Infraestrutura em evolução
- Uma força a mais
- De olho nos pequenos
- Focada no crescimento
- Resultados a reboque
- A química da inovação
- Se descuidar da saúde
- Sorriso em expansão
- A Aviação voa mais alto
- Família em festa
- Reestrutar para crescer
- Crescimento sob medida
- Embalando resultados
- Pista livre
- Cartilha ambiental
- A saída é pelo Nordeste
- Um caminho próspero
- Surfando no pré-sal
- Pé no acelerador
- Fórmula do crescimento
- Água limpa e abundante