28/02/2014 - 21:00
Indústria
Poluição made in China
A China é, atualmente, o maior poluidor do mundo. Um estudo feito por pesquisadores da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, no entanto, mostra que os chineses não são os únicos vilões desse drama. A pesquisa aponta que 21% das emissões de poluentes do país asiático estão relacionadas com a fabricação de produtos exportados para os Estados Unidos. As exportações chinesas em geral respondem por 22% do monóxido de carbono emitido pela China.
Mobilidade
Quem tem bike vai a Roma
Um grupo de 80 parlamentares italianos apresentou, na semana passada, um projeto de lei que prevê a construção de 20 mil quilômetros de ciclovias. Atualmente, o país da bota possui cerca de quatro mil quilômetros de vias exclusivas para bicicletas. O projeto de lei também torna obrigatória a construção de espaços para bicicletas em áreas externas. De acordo com os parlamentares, 60% dos deslocamentos de carro percorrem menos de cinco quilômetros e 15%, menos de um quilômetro.
Amazônia
Cidade laboratório
Um grupo de 100 cientistas brasileiros e americanos vai transformar a cidade de Manacapuru, a 68 quilômetros de Manaus, em um enorme laboratório. O objetivo é entender como o processo de urbanização de regiões tropicais afeta o clima e o ecossistema locais. Serão instalados 11 contêineres com equipamentos no município. O projeto recebeu investimentos de R$ 24 milhões do Departamento de Energia dos Estados Unidos e das fundações de amparo à pesquisa do Amazonas (Fapeam) e de São Paulo (Fapesp).
Química
O ciclo do plástico
A indústria química Braskem apresentou um estudo sobre o ciclo do plástico verde, produzido a partir do etanol de cana-de-açúcar. A empresa concluiu que o polímero captura 2,15 quilos de gás carbônico por quilo de plástico, duas vezes menos em comparação aos polímeros tradicionais. A pesquisa foi realizada pelas consultorias britânicas E4Tech e LCAworks, especializadas nesse tipo de trabalho.
Empresas do Bem
Educação
Água na torneira
A Whirlpool, fabricante de eletrodomésticos, comandada pelo presidente João Carlos Brega, lançou uma campanha para ensinar crianças e adolescentes a economizar água. O projeto, que será aplicado em 12 escolas das redes pública e particular da capital paulista, entre março e maio deste ano, prevê a realização de uma peça de teatro, oficinas de educação ambiental para crianças e cursos para os professores.
Transporte
Carga pesada
A Natura, em parceria com a empresa de logística Coopercarga, está investindo em caminhões movidos a etanol, que emitem cerca de 90% menos gás carbônico em comparação aos veículos a diesel. Duas carretas que utilizam o combustível feito de cana já estão transportando produtos da empresa de cosméticos. Os veículos foram fornecidos pela sueca Scania.