No início de 2020, quando ainda se falava em “quarentena” e havia a esperança de que o isolamento social forçado pelo coronavírus fosse algo passageiro, a relação com a casa começou a mudar de status. Moradias precisaram acomodar mais pessoas, às vezes em atividades que normalmente eram feitas fora, como trabalhar e estudar. Com mais tempo dentro de casa e sem opções de lazer tradicionais como cinema, shows e restaurantes, surgiram novas demandas. E, se era preciso ficar em casa, que fosse com o maior conforto. A busca por imóveis para áreas externas e abertas cresceu como nunca. Passados dois anos desde os primeiros casos de Covid-19 no Brasil, as mudanças no modo de morar exigiram inovações também das empresas que atuam nos segmentos de móveis e decoração. Elas precisaram desenvolver novos produtos, em muitos casos combinando a resistência do mobiliário outdoor e o conforto de uma sala de estar.

Foi isso que fez a Saccaro com a coleção Carpe Diem, lançada no início de março. As peças convidam a sair dos espaços fechados para olhar o exterior, conforme afirmou o designer francês radicado no Brasil Alain Blatchè. “Minha inspiração ao criar a linha Carpe Diem foi essa observação mais detalhada da natureza em nosso dia a dia”, disse. Para isso, ele reproduziu os elementos de uma árvore. Flores e frutos estão representados nas cores das fibras e tecidos. A madeira dos troncos e galhos, nas estruturas cruzadas de cadeiras, bancos, sofás e poltronas. Por fim, as folhas aparecem nos assentos e encostos em desenhos geométricos de fibras tecidas, como a estrutura das folhas olhadas na contraluz.

SOB NOVA DIREÇÃO Leticia Carra Balen (abaixo), primeira mulher a assumir o comando da empresa, e peças da coleção inspirada em troncos, folhas e frutos. (Crédito:Guilherme Jordani)

Fundada há 75 anos em Caxias do Sul (RS) e hoje presente em 14 países com lojas próprias ou em galerias multimarcas, a empresa teve de responder ao que o mercado pedia ­— não apenas em Miami ou Brasília, mas em todos os estados brasileiros e nos cinco continentes. O desafio se somou a outro, interno: pela primeira vez em sua história, a direção da companhia passou a ser ocupada por uma mulher e que não pertence à família dos fundadores. Leticia Carra Balen é psicóloga de formação e entrou na empresa como gerente de desenvolvimento humano organizacional, após uma carreira na mesma área na seguradora de saúde Unimed.

CAPADÓCIA Foi ainda como gestora de pessoas que ela teve de lidar com o fechamento da fábrica, no início da pandemia. Segundo Leticia, o período de inatividade industrial serviu para aprofundar seu conhecimento do negócio e permitir que a empresa pudesse fortalecer o que ela tem de único: as pessoas. “Conhecer os talentos e o comprometimento de cada um com a Saccaro foi decisivo para que os acionistas acreditassem na minha capacidade de liderar essa nova fase da companhia”, afirmou.

A nova coleção, que começa agora a chegar às lojas de todo o Brasil, precede outro lançamento, em junho, batizado Capadócia em referência à natureza única da região turca. Leticia ainda guarda segredo sobre as peças, mas adianta que elas terão algo em comum com a linha Carpe Diem, que é valorizar a relação das pessoas com a natureza.