46.jpg

 

Inovação 


Xixi na rua. E sem culpa

 

Em Amsterdam foi-se o tempo no qual os marmanjos eram repreendidos por fazerem xixi nas ruas. Agora, esse hábito é até festejado, desde que seja feito em um dos mictórios do projeto Green Urine. Isso porque o material, rico em fósforo, está sendo usado como adubo orgânico para as fazendas nos arredores da cidade mais charmosa da Holanda. O projeto espera abastecer uma área de 10 mil hectares. Eis aí uma alternativa mais suave que a prisão pura e simples para o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, enquadrar os mijões cariocas.

 

47.jpg

 

 

 

Gestão


Ecologia e negócios

 

O Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) acaba de firmar parceria com o PNUMA, braço da Organização das Nações Unidas dedicado à sustentabilidade. O acordo coloca ainda mais os empresários brasileiros ligados ao CEBDS, entidade presidida pela economista Marina Grossi, no centro do debate mundial sobre os possíveis impactos do aquecimento global no dia a dia dos negócios.

 

48.jpg

 



Futebol 


Copa com tom cinza? 

 

Ao contrário do que pretende o Comitê Organizador da Copa do Mundo 2014, pode ser difícil zerar as emissões de dióxido de carbono (CO2) geradas durante o evento. A conclusão é do pesquisador da consultoria alemã Öko Institut, Daniel Bleher. Apenas em Minas Gerais, por exemplo, está prevista a emissão de 804 mil toneladas de CO2 durante o torneio, gerados principalmente pelo setor de transportes. Trata-se de um número quase nove vezes maior que as 92 mil toneladas registradas na Copa do Mundo de 2006, na Alemanha. 

 

49.jpg

 

 


Indústria 


Zona verde

 

A Zona Franca de Manaus já esteve prestes a perder seus incentivos fiscais. Para afastar esse risco, as 600 empresas que operam ali lançaram uma campanha para reforçar a face verde do projeto. O principal argumento é que se não houvesse o Polo Industrial o desmatamento da região teria sido 77,2% maior. 

 

50.jpg

 

 


Empresas do Bem


Empreendedorismo 


A vez da zona leste 

 

A Zona Leste, uma das regiões mais carentes da cidade de São Paulo, deverá renascer graças à parceria entre empresas privadas e o poder público. Para requalificar a economia local, foi criado o Fundo Zona Leste Sustentável, que tem por objetivo ajudar os empreendedores. O Sebrae, a Fundação Tide Setubal e o Senac estão entre os envolvidos na operação. 

 

 

 

 

Educação 


Sons da floresta 

 

Marcos dos Santos Júnior é um dos jovens ligados à Orquestra Quilombola Curiaú, do interior do Amapá. O grupo é uma das faces mais vistosas das ações do projeto Oi Futuro na região Norte. Graças ao apoio da operadora de telefonia, pessoas carentes têm a chance de utilizar a música como ferramenta de conquista da autoestima. Desde 2008, a Oi já investiu R$$ 445,9 milhões na área social e em patrocínio cultural.

 

51.jpg