Brasil-EUA

O governo americano quer incluir o Brasil no Trusted Shipper, um sistema que facilita a entrada de carga de certos países e companhias pré-selecionadas. Como a maior parte do comércio com os Estados Unidos ocorre entre filiais da mesma empresa, o processo já é facilitado. A entrada mais rápida das mercadorias reduziria os custos para o setor privado. Se as negociações forem concluídas logo, o anúncio pode ser feito durante a viagem da presidenta Dilma Rousseff a Washington, entre fim de março e início de abril.

 

 56.jpg

 

 

 

 

Transparência


Cai o sigilo de contratos públicos

 

Até o fim do mês, Jorge Hage, da Controladoria-Geral da União (CGU), divulga 80 auditorias feitas em contratos do governo com organismos multilaterais. São programas financiados com recursos externos e com contrapartida pública, que ficavam em sigilo a pedido das instituições. 

 

 57.jpg

 


 

 

Aeroportos


Hora dos pequenos

 

Após priorizar os grandes aeroportos, o governo vai cuidar dos terminais de menor porte. As ações para modernizá-los serão divulgadas após o Carnaval. Os recursos virão das concessões de Guarulhos, Campinas e Brasília.

 

 

 

 

Gestão pública


Bloco mineiro

 

O governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, prepara uma visita a Brasília em meados de fevereiro. Ele vai levar à presidenta Dilma Rousseff uma lista de 16 prioridades econômicas do Estado, elaborada em conjunto com a indústria e o varejo mineiros. Entre as demandas, Anastasia vai pedir mais agilidade em investimentos da Petrobras, rodovias e ferrovias, e a inclusão do aeroporto de Confins na lista de futuras concessões privadas do setor.

 

 58.jpg

 

 

 

 

Habitação


Sem solução

 

Desde o lançamento do Minha Casa Minha Vida, em 2009, as construtoras reclamam da exigência da Caixa de um depósito, em dinheiro, como garantia de que os imóveis terão rede de água, luz e esgoto. Como essas obras cabem a concessionárias públicas, as empresas se negam a dar a caução. A ministra Miriam Belchior busca uma saída.

 

 59.jpg

 

 

 

 

Cena do Planalto


Justiça em julgamento

 

O Supremo Tribunal Federal voltou do recesso com uma missão espinhosa: decidir se o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) tem o direito de investigar os juízes. Na terça-feira 31, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) promoveu um ato de apoio à juíza Eliana Calmon, corregedora  do CNJ e líder das investigações.

 

 60.jpg

 

 

Notas

 

A Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) apresentará nas próximas semanas um programa nacional para ocupação da faixa de fronteira. O plano prevê o desenvolvimento da economia nas áreas como forma de desencorajar a adesão ao contrabando e ao tráfico, além de dotar as re-giões com serviços sociais.

 

 

Após definir que o governo poderá comprar artigos têxteis brasileiros a preços até 8% maiores do que os cobrados por estrangeiros, o conselho de ministros responsável pelo tema se reúne em março. Desta vez, irá escolher o porcentual em compras de equipamentos de saúde. 

 

 

 

Colaboraram: Cristiano Zaia e Guilherme Queiroz