Os empreendedores cariocas Vitor Clemon, Vitor Soares, Rodrigo Chaves, Leonardo Vieira e Othon Crelier costumam se reunir no escritório de sua agência digital Publici|w, a cinco minutos da praia do Flamengo, para debater ideias que podem se transformar em negócios. Em uma dessas sessões, dois números chamaram a atenção do grupo: 50% e 8%. O primeiro refere-se ao total de vendas feitas no comércio eletrônico americano, com a utilização de cupons de desconto. O segundo é o mesmo indicador, mas no Brasil.

Foi assim, ao constatar a discrepância entre as duas realidades e o potencial de oportunidades por aqui, que surgiu o site MeuCupom.com, lançado no começo deste mês. A meta é disseminar a cultura dos cupons de descontos no mercado brasileiro. “As grandes empresas de cupons dos EUA e da Europa devem chegar ao Brasil”, diz Vitor Clemon, que virou CEO da nova startup. “Queremos ganhar a liderança do segmento antes que elas desembarquem no País.” A ideia foi inspirada em sites americanos, como RetailMeNot, que tem valor de mercado de US$ 1,1 bilhão, e o Coupons.com, avaliado em US$ 1 bilhão.

Os dois empreendimentos levaram os cupons de papel para o mundo online nos EUA e passaram a atuar em um mercado que deve movimentar globalmente US$ 46 bilhões, neste ano, de acordo com a consultoria americana Juniper Research. O MeuCupom.com estreou com 300 parceiros, entre eles nomes de peso do varejo, como Extra, Netshoes, Ricardo Eletro, Casas Bahia, Hotel Urbano e Centauro. A meta é movimentar R$ 100 milhões em vendas para essas lojas em 2015. A remuneração é proveniente da uma comissão recebida em cada venda. Como o site está em fase inicial, neste momento, não será cobrado nada dos parceiros.

“Hoje, o foco é colocar a ferramenta para rodar, disseminar a cultura do cupom”, afirma Clemon. O MeuCupom.com não é exatamente pioneiro nessa modalidade no Brasil. Existem diversos sites no País, todos de pequeno porte. O mais expressivo deles é o Busca Descontos, fundado por Pedro Eugênio Piza, idealizador da versão nacional da promoção Black Friday. “As lojas do comércio eletrônico brasileiro gostam de usar cupom para ganhar novos clientes ou fidelizar antigos”, diz Patrícia Soderi, que comanda o Busca Descontos. “Nós fazemos dois milhões de operação de vendas por mês com cupons.”