07/10/2022 - 2:10
O anuário AS MELHORES DA DINHEIRO é elaborado a partir de questionários preenchidos pelas próprias empresas. A avaliação envolve cinco critérios para medir e premiar a boa administração: a sustentabilidade financeira, a gestão de recursos humanos, a gestão em inovação e qualidade, a responsabilidade social e ambiental e a governança corporativa. Em todos eles as companhias mais bem avaliadas foram consideradas vitoriosas. Os dados foram compilados e organizados pela empresa de tecnologia Rentsoft sob a coordenação do sócio-fundador e consultor Claudemir Santos e a metodologia e análise coordenadas pelo consultor Carlos Eduardo Assmann. Os questionários foram aplicados a três categorias: empresas, bancos e seguradoras.
Em todas as aplicações consta o responsável geral pelas informações e os responsáveis por cada uma das partes do questionário. A equipe de análise não auditou as informações e considera que os dados fornecidos estão em acordo com as melhores práticas de gestão e comunicação empresarial.
A pontuação máxima é de 500 pontos para empresas e para os planos de saúde, sendo 175 pontos de Sustentabilidade Financeira; 100 pontos para Recursos Humanos; 75 pontos para: Inovação e Qualidade, Responsabilidade Social e Ambiental e Governança Corporativa. No caso de Bancos e Seguradoras a pontuação total é de 525 pontos, sendo 25 pontos a mais em Sustentabilidade Financeira e no restante se mantem igual à pontuação de Empresas e Planos de Saúde.
A data base da avaliação é 31/12/2021. Eventos supervenientes que vierem a conhecimento público entre o período dos relatórios gerenciais e a data da premiação podem, a critério exclusivo do Comitê Avaliador, serem levados em consideração na análise. Algumas questões, principalmente as relacionadas com Responsabilidade Social e Ambiental e Governança Corporativa, podem ter questões desconsideradas por não serem adequadas ao segmento. Em caso de empate, serão utilizados os critérios de desempate estabelecidos e será adicionado 0,5 ponto para a empresa vencedora.
A definição das empresas finalistas é feita a partir das premissas acima, sendo processadas pelo algoritmo desenvolvido para este fim, submetidos ao conselho editorial da DINHEIRO.