24/01/2014 - 21:00
Porto Digital
Dobradinha elétrica
A parceria entre a Fiat e o Porto Digital vai permitir ampliar a mobilidade no centro de Recife. A montadora italiana vai fornecer exemplares do Fiat 500, dotados de motor elétrico, para serem utilizados no sistema de carro compartilhado. Hoje o polo, que reúne empresas de tecnologia na capital pernambucana, já conta com um programa do tipo, só que baseado em bicicletas. A ideia é fazer da área portuária um laboratório a céu aberto para iniciativas ligadas à mobilidade urbana.
Habitação
Ecológica, bonita e barata
Quando se trata de habitação, unir design, beleza e sustentabilidade com baixo custo parecia uma tarefa quase impossível. Mas essa espécie de tabu acaba de ser quebrada pela arquiteta americana Macy Miller, idealizadora da Tiny House (casa mínima). Erguida sobre uma plataforma que mede sete metros de comprimento e 2,5 metros de largura, a casa foi construída com a ajuda de um amigo e reúne diversos conceitos sustentáveis: máximo aproveitamento do espaço, uso de material reciclado, farta iluminação natural e sistema de compostagem do lixo.
Embalagens
Novidade na garrafa
A fabricante de embalagens Rexam quer mostrar que sua trajetória no setor vai muito além da latinha. Para isso, firmou parceria com a Smirnoff no lançamento de garrafas de alumínio para a edição especial da vodca. Ela pode ser reciclada infinitamente, voltando ao mercado em 30 dias após o consumo.
Energia
A resposta solar do Japão
Dois anos após o terremoto, seguido por um tsunami, que devastou parte do Japão e causou vazamento na usina nuclear de Fukushima, o país começa a colocar de pé projetos alternativos. Um deles é a Mega Usina de Energia Solar construída pela Kyocera na região Sul. A unidade tem potência suficiente para abastecer 22 mil residências.
Empresas do Bem
Ecologia
Plantando o futuro
Detentos do sistema prisional do Paraná se tornaram a ponta de lança do projeto Gralha Azul, que tem por objetivo reflorestar áreas do Estado com mudas de araucárias. O trabalho é feito em associação com a Risotolândia Serviços de Alimentação e a Secretaria de Justiça e Cidadania. A expectativa é plantar 15 milhões de mudas.
Rede social
Leilão solidário
A plataforma social do site MercadoLivre ajudou a amealhar US$ 1,27 milhão para ONGs em 2013. A arrecadação se deu por meio da comercialização de 12.885 itens pelas 500 ONGs latino-americanas cadastradas no portal. Na lista consta a seção paulistana da Cruz Vermelha. O Brasil foi responsável por metade dessa bolada.