13/12/2013 - 21:00
Nos últimos cinco anos, o segmento de clientes de planos odontológicos cresceu 108,7%, passando de 9,1 milhões para 19 milhões de beneficiários. Ao mesmo tempo, o número de empresas que oferecem esse tipo de serviço diminuiu 26%. As que sobreviveram estão se dando bem nesse mercado. É o caso da paulista Interodonto, vencedora do ranking setorial de AS MELHORES DO MIDDLE MARKET. Em 2012, a empresa, controlada pelo grupo Intermédica, teve faturamento de R$ 136 milhões, o mesmo do ano anterior. O lucro de R$ 32,2 milhões foi 1% maior.
“Apesar de tudo, foi um ano bom para a odontologia e para os planos”, afirma o dentista José Antonio Molinari, presidente da Interodonto. Baseada em São Paulo, a Interodonto vende seus planos preferencialmente a pessoas jurídicas. Atualmente, ela atende um milhão de pessoas de todas as classes sociais em sua rede de 10 mil dentistas em 1,4 mil municípios, espalhados por todo o País. Entre os clientes da Interodonto figuram empresas de grande porte, como os varejistas Magazine Luiza e Carrefour, a fabricante de cigarros Souza Cruz e os bancos HSBC e Itaú Unibanco.
“Atender empresas de primeira linha aumenta o nosso desafio de prestar um serviço de excelência”, afirma Molinari. Segundo a Agência Nacional de Saúde (ANS), apesar do crescimento do número de clientes e de atendimento, não houve alteração na qualidade dos planos odontológicos, cuja classificação é mantida como boa pela agência reguladora. A Interodonto figura na lista das empresas que registram o menor número de reclamações dos usuários. A nota da empresa no ranking da ANS é 7,7, o que a classifica como terceira melhor operadora de odontologia, com mais de 100 mil beneficiários, em uma lista com 12 empresas.
“Esse é um dos números que temos orgulho de apresentar”, afirma Molinari. O presidente da Interodonto acredita que há muito espaço para crescer. Atualmente, apenas 9,6% da população brasileira é beneficiária de um plano odontológico. No caso dos planos de saúde, o universo é bem maior: uma em cada quatro pessoas conta com o serviço. “Antigamente, as pessoas só iam ao dentista quando realmente precisavam”, afirma Molinari. “Hoje, todos querem estar mais bonitos. A chamada ‘odontologia cosmética’ é uma das tendências de nosso setor.”