Difícil um brasileiro que não tenha um par de Havaianas em casa. A depender da Alpargatas, essa será a realidade do mundo todo. Uma das marcas mais relevantes do País se fortaleceu no último ano em um movimento de compras e vendas no grupo. Se despedindo da operação da Mizuno (em 2020) e da Oskley (em 2021), a Alpargatas concentrou sua atenção na marca de sandálias. Mas também foi às compras, adquirindo a Ioasys, startup com foco em transformação digital, e 49,9% da marca americana Rothy’s, de calçados sustentáveis. A estratégia, de acordo com o CEO da Alpargatas, Roberto Funari, faz parte do novo ciclo de crescimento que se baseia em quatro pilares estratégicos: global, digital, inovador e sustentável. Como resultado, a empresa reportou receita líquida de R$ 3,9 bilhões no ano passado, aumento de 25,6% em relação a 2020.

O bom desempenho foi puxado pelos mercados internacionais de Havaianas, que passaram a representar 32% do total, ante 27% em 2018, fruto de um crescimento de 39% nas vendas em 2021. Presente em 130 países, os mercados-chave são Europa, China e Estados Unidos. A Europa já é o segundo maior mercado de Havaianas, atrás apenas do Brasil, com mais de 18 mil pontos de venda e 200 lojas monomarca. Nela, o investimento é em novas categorias, como sandálias e slides. Já nos EUA, além dos produtos, o foco é na ampliação de marketplaces. A Alpargatas também se fortalece no país com a Rothy’s. De acordo com Funari, a aquisição teve o objetivo de somar marcas de lifestyle que se complementam. Com sede em São Francisco (EUA), ela atende um público premium com calçados mais sofisticados. “Com a chegada da Rothy’s, a Alpargatas fica bem posicionada na interseção das principais tendências do mercado de calçados”, afirmou Funari.

Roberto Funari. Empresa: Alpargatas. Cargo: CEO. Destaques da gestão: Além de elevar as vendas de Havaianas em 13% no mundo, adquiriu a Ioasys, especializada em soluções digitais, e 49,9% da Rothy’s, fabricante de calçados sustentáveis nos EUA. (Crédito:Divulgação)

“Atuar em busca das melhores práticas voltadas ao meio ambiente e à vida das pessoas faz parte do que queremos como valor para a sociedade e para as futuras gerações” Roberto Funari, CEO da Alpargatas.

No Brasil, o fortalecimento da Havaianas vai além dos chinelos. De acordo com a empresa, 54% dos brasileiros estão dispostos a comprar outros produtos da marca. Nessa linha, ela tem intensificado a diversificação do portfólio, com foco em crescer em receita e ganhar marketshare no mercado de calçados em geral. Com isso são lançados novos formatos, como rasteiras, sandálias e tênis, além dos acessórios como bolsas e malas. Em 2021, a Havaianas vendeu mais de 260 milhões de pares em todo o mundo, 13% a mais que em 2020. Também ganhou 10 pontos percentuais de participação de mercado no Brasil, com a expansão de distribuição e aumento de penetração nos canais especializados e direct to consumer. Para dar conta do aumento de produção, será feito o investimento de R$ 600 milhões no programa de excelência operacional de manufatura e malha logística. A meta é melhorar os níveis de serviço, reduzir custos e aderir a novas tecnologias de produto e processo.

APLICATIVOS No que tange a digitalização, a Alpargatas adquiriu a Ioasys, empresa especializada na criação de soluções digitais e desenvolvimento de aplicativos. O movimento agregou 350 profissionais de tecnologia, user experience e design, além de movimentar mais 20 iniciativas de transformação digital na empresa. Sem divulgar a representatividade das vendas on-line no faturamento total do grupo, Funari afirmou que elas estão crescendo, acompanhando o comportamento dos consumidores cada vez mais digitais.

Comparado com 2020, o crescimento de Havaianas foi de 17% nas vendas on-line direct to consumer e B2B. Internacionalmente, o on-line cresceu 19%, representando 39% da receita líquida internacional da marca.

No pilar da sustentabilidade, as ações da Alpargatas se baseiam em três frentes: economia circular, com foco na geração de resíduo e seleção de matérias-primas; operações responsáveis, que busca reduzir os impactos negativos da produção e distribuição dos produtos; e diversidade, inclusão e desenvolvimento local, voltado para ações internas relativas aos colaboradores e comunidades. Essas frentes se desdobram em 12 metas a serem alcançadas até 2030, que vão do uso de 100% de energia renovável e de baixo impacto, até garantir 50% de mulheres em cargos de liderança e atingir 90% de uso de matéria-prima renovável e/ou reciclada em embalagens. “Sustentabilidade é um dos pilares da nossa estratégia de negócios e atuar em busca das melhores práticas voltadas ao meio ambiente e à vida das pessoas faz parte do que queremos como valor para a sociedade e para as futuras gerações”, afirmou o CEO.

Com 115 anos de história, a Alpargatas segue rejuvenescendo. Investe em renovação de público, se aproximando de seus consumidores através das redes sociais e de novos produtos, pensados para diversos nichos. De times de futebol à temática LGBT.

No caminho de inovação, investiu R$ 20 milhões para a abertura de um centro de inovação de Havaianas em Campina Grande (PB). O espaço permite a experimentação de formatos, matérias- primas e produtos, garantindo os próximos passos da empresa.