Investimentos de cerca de R$ 30 bilhões, nos últimos dez anos, elevaram em quase 60% a capacidade produtiva do setor sucroalcooleiro no Brasil. Cerca de 100 novas usinas entraram em operação nesse período, apostando no avanço da utilização do etanol na crescente frota de carros flex. Até 2009, tudo parecia correr bem. Nos anos que se seguiram à crise mundial, porém, o governo começou a segurar o preço da gasolina, tirando a competitividade do etanol. Com alto grau de endividamento, usinas não suportaram a pressão. Mais de 60 já fecharam as portas e outras 70 estão em recuperação judicial.

Para fugir dessa lista negra, o grupo mineiro Agropéu, da pequena cidade de Pompéu, com cerca de 30 mil habitantes, tem recorrido a uma receita antiga da casa: o conservadorismo. A usina decidiu crescer usando uma parcela maior de recursos próprios do que capital de terceiros, mesmo que isso significasse um crescimento menor. “Não fazemos investimentos arriscados”, afirma Helvécio Joaquim Gabriel, diretor financeiro da Agropéu. “Nosso ritmo não é muito veloz, mas crescemos sempre. Talvez seja uma crença do negócio, da família.”

A campeã do ranking setorial desta edição de AS MELHORES DO MIDDLE MARKET registrou receita líquida de R$ 97,6 milhões no ano passado, expansão de 3,7% sobre 2012. Se no cenário de crise atual de a empresa encontra espaço para crescer, seus gestores olham com otimismo para o futuro. A expectativa do grupo é de que a presidenta Dilma Rousseff, em seu segundo mandato, volte a dar atenção ao setor sucrooalcoleiro e ajude a destravar investimentos. “Isso dará confiança aos empresários”, afirma Gabriel. “A Agropéu está pronta para investir. Só está esperando um sinal positivo do governo.” Os planos da empresa envolvem desde o aumento da produção até a compra de máquinas. Sem, é claro, abrir mão da política pés no chão.

———————

Confira o Especial: As Melhores do Middle Market 2014:

Ser educacional é a empresa do ano
Um olho na gestão, outro na qualidade
Como foram escolhidas as Melhores do Middle Market
O rei do chimarrão
Do campo à mesa
Com as peças no lugar
Ovos de ouro
A todo gás
Lição de casa
Passos acelerados
Tempo de oportunidades
Tecnologia aplicada à construção
Infraestrutura em evolução
Uma força a mais
De olho nos pequenos
Focada no crescimento
Resultados a reboque
A química da inovação
Se descuidar da saúde
Sorriso em expansão
A Aviação voa mais alto
Família em festa
Reestrutar para crescer
Crescimento sob medida
Embalando resultados
Pista livre
Diversificar para sobreviver
Cartilha ambiental
A saída é pelo Nordeste
Um caminho próspero
Surfando no pré-sal
Pé no acelerador
Fórmula do crescimento
Água limpa e abundante