Para a maioria dos mortais, os bichos de pelúcia não passam de objetos que fazem parte da infância de qualquer criança. Mas para a americana Maxine Clark, fundadora e atual CEO da Build a Bear Workshop, a venda desse  tipo de brinquedo fofo se transformou em um negócio de capital aberto que fatura US$ 400 milhões por ano, graças a uma rede de  410 lojas espalhadas por 19 países. Como o próprio nome em inglês diz, não basta comprar um ursinho, os clientes devem ajudar a fabricá-lo. O processo tem diversas etapas, que vão do enchimento com espuma, a escolha das roupas e acessórios até o registro de nascimento do novo amigo.

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Alberto Mayer: “Vendemos não apenas o produto, mas toda a experiência”

No final das contas, o preço do brinquedo pode chegar a R$ 1,7 mil. Com investimento inicial de R$ 3 milhões a Build a Bear acaba de chegar ao Brasil. A primeira loja foi inaugurada em julho, no Shopping Eldorado, em São Paulo. O plano da empresa é investir R$ 25 milhões, até 2016. O empresário Ferdinando Demarchi, que já trabalhava no varejo de brinquedos, é o responsável por trazer a marca para o País. A operação brasileira, diz ele, é financiada por Alberto Mayer – ex-executivo do grupo Fiat – e por outros dois investidores. O retorno do capital investido se dará em três anos, estima Demarchi. Para Roberto Kamper, especialista em marketing de varejo da consultoria carioca Azov, trata-se de uma expectativa realista. “Por ser um modelo totalmente americano e desconhecido no Brasil, a empresa precisará de um tempo maior de maturação”, diz Kanter.  

Além da experiência de construir o próprio brinquedo, as crianças têm uma comunidade virtual, batizada de Bearville, na qual é possível “interagir” com ursinhos do mundo inteiro e participar de games que dão brindes da loja. “Vendemos a experiência de criar o bichinho e brincar com ele na internet e na vida real”, diz Mayer. Todos os produtos são projetados pela Build a Bear, nos Estados Unidos,  e fabricados na China. A marca tem licença para fabricar bichinhos baseados em personagens de marcas como Hello Kitty e Harley-Davidson, além da turma da Disney.

 

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