07/02/2014 - 21:00
Energia
Benefício para carentes
Preocupada com os efeitos da elevação da temperatura na demanda por energia elétrica, a Rio Grande Energia (RGE), concessionária que atua nas regiões norte e nordeste do Rio Grande do Sul, decidiu inovar. A empresa está investindo R$ 3,7 milhões para instalar aquecedores solares em residências de famílias de baixa renda. Além disso, serão trocados os chuveiros. A RGE acredita que os beneficiados deverão ter uma economia em torno de 70% na conta de luz. A iniciativa é parte do programa de eficiência energética da operadora.
Campanha
Delivery social
Criatividade é um elemento que pode fazer a diferença também quando se pensa em sustentabilidade. É isso que pretende demonstrar o empreendedor Flavio Masson, por meio do portal Rangri (rangri.com.br). Funciona assim: os restaurantes e empresas participantes pagam ao site 10% sobre o valor de cada pedido feito pelo cliente. Metade da receita líquida do site, descontados os impostos, é destinada como doação para entidades escolhidas pelo cliente.
Empreendedorismo
Apoio que vem de longe
A partir deste ano, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) promete investir R$ 157 milhões, anualmente, no Brasil. A verba faz parte da carteira de apoio aos programas de microcrédito com foco em ações de empreendedorismo. A expectativa é beneficiar 2,7 milhões de pessoas até o final de 2015. O programa não prevê apenas crédito, mas também aulas de educação financeira.
Transportes
É um ônibus? É um barco?
Uma operadora de turismo do Rio de Janeiro, a Duck Tour Brasil, espera lançar moda no verão carioca. Para isso, criou a primeira linha de ônibus anfíbio do Brasil. O veículo percorre um trajeto que inclui o Aterro do Flamengo, a Enseada de Botafogo e a Marina da Glória, permitindo aos turistas uma visão privilegiada de parte da cidade. O preço do passeio é salgado: R$ 100, quase o dobro do cobrado pelo bondinho que segue até o Cristo Redentor.
Empresas do Bem
Infância
P&G aposta na educação
Desde 2007, a subsidiária brasileira da P&G, do setor de higiene e belez, comandada por Alberto Carvalho, vem patrocinando programas de apoio à infância, como o Crescer Aprendendo, tocado pela ONG United Way Brasil. Agora, algumas dessas atividades foram reunidas em um vídeo que funciona como um guia para auxiliar pais e mães. Apenas no ano passado, o projeto beneficiou 2,5 mil famílias e profissionais que atuam em creches.
Moda
Arte no Santa Marta
Parceria entre o Sebrae e a agência de publicidade NBS Rio+Rio pretende ajudar a dar visibilidade aos artesãos da comunidade Santa Marta, na zonal sul do Rio de Janeiro. O trabalho se dá através da criação da grife Santa Marta We Care, cuja primeira coleção inclui cangas, porta-garrafas, camisetas e echarpes. As peças serão vendidas por meio da loja virtual (www.facebook.com/santamartawecare) ou diretamente pelas integrantes do projeto. O preço varia entre R$ 10 e R$ 60.