25/11/2011 - 21:00
Melhorar a mobilidade nas grandes cidades se tornou um desafio para os gestores das principais metrópoles do planeta. A Prefeitura de Paris escolheu um caminho mais verde para lidar com o problema. Ela acaba de colocar em prática um sistema de aluguel de carros elétricos tanto para turistas quanto para moradores. Batizado de Autolib, o programa é baseado no Bluecar (foto), o veículo, cuja autonomia é de 250 quilômetros, é produzido pela montadora francesa Bolloré e desenhado pelo estúdio italiano Pininfarina. A meta é tentar repetir o sucesso do Vélib, de locação de bicicletas. No Brasil, quem promete sair na frente é a Prefeitura do Rio de Janeiro, que também pretende promover o aluguel de “carros verdes”. Veja ao lado por que a experiência parisiense vem chamando a atenção de ecologistas.
Biodiversidade
Cerrado em perigo
Apesar de não gozar do mesmo prestígio da Amazônia, o Cerrado é um dos biomas mais importantes do País. Por isso, ecologistas defendem a aprovação da PEC 115/95, que tramita há 16 anos no Congresso Nacional. O dispositivo cria mecanismos que ajudam a definir os limites da exploração econômica da região. Veja por que o Cerrado é estratégico:
Construção
Casa reciclada
Vem do vilarejo de Yelwa, na Nigéria, um belo exemplo de construção sustentável. Trata-se da casa feita de garrafas plásticas (foto). A edificação, que consumiu 7,8 mil garrafas PET usadas, é parte do projeto global tocado pela Associação de Desenvolvimento de Energias Renováveis e já foi erguida na Argentina e na Rússia. A vantagem está no conforto térmico e no preço da obra: US$ 12,7 mil, cerca de 60% menos em relação ao de uma obra convencional.
Construção 2
Ninhos da vida
O governo de Xangai quer transformar a cidade, a mais rica da China, em um lugar mais amigável para pássaros e outros animais expulsos de seu habitat pela ação do homem. Para isso, está construindo a Torre de Ninhos (foto). O empreendimento tem um jeitão futurista e possui na fachada elementos como barro, palha e pedra, além de ninhos orgânicos.
Caminhões
Concessionária verde
A Iveco, marca de caminhões da Fiat, inaugura, em 1º de dezembro, a pimeira concessionária verde do País. A unidade, a centésima da rede, pertence à Mercalf, fica em Jundiaí (SP) e consumiu R$ 12 milhões, valor cerca de 10% maior em relação a um projeto convencional. Entre os itens sustentáveis constam:
Empresas do Bem
Franquias
Emissões sob controle
Empresas que atuam no sistema de franquia, como Rei do Mate, também vêm aderindo ao esforço para redução das emissões de CO2. Um dos projetos nessa direção é tocado pela Associação da Franquia Sustentável, de São Paulo. A primeira parte incluiu um inventário de emissões e a amortização de 1,9 mil toneladas do gás, por meio do plantio de 15 hectares de mudas de árvores.
São Paulo
Parceira pela saúde
A Tucca (Associação para Crianças e Adolescentes com Câncer) e o Hospital Santa Marcelina acabam de inaugurar, em São Paulo, um serviço que promete ampliar o atendimento nessa área. Trata-se do centro de atenção integral à criança com retinoblastoma, nome científico para o tipo mais comum de tumor ocular. A detecção precoce aumenta as chances de cura em até 90%. A Tucca é presidida pelo oncologista Sidnei Epelman.