24/05/2013 - 21:00
Natureza
Os jardins de Dubai
Conhecida por sua arquitetura faraônica, para dizer o mínimo, Dubai lançou mais um projeto grandioso. Desta vez, as autoridades estão construindo o maior borboletário do planeta, com dez mil exemplares de 40 espécies. O Green Prophet será instalado dentro do Miracle Garden (foto), uma estrutura composta por 45 milhões de flores, em pleno deserto. O objetivo é fomentar ainda mais o turismo ecológico em um país que fez riqueza por meio do petróleo.
Inovação
Plástico mais sustentável
Uma das formas de reduzir a poluição causada por embalagens plásticas descartadas de maneira errada é acelerar o tempo de degradação desse insumo. É nisso que aposta a carioca Bioplastic Solutions, que está trazendo para o Brasil um aditivo (foto) capaz de incorporá-lo ao meio ambiente em apenas 15 anos. O plástico convencional leva, pelo menos, 500 anos para se degradar.
Energia
Consumo inteligente
A energia elétrica é um dos itens mais caros nas despesas das residências e das empresas. Para atacar o problema, a canadense Regen Energy criou o EnviroGrid (foto), um equipamento que faz a gestão desse insumo. Funciona assim: quando ligado à entrada de energia, o aparelho monitora, por meio de um sistema sem fio, o consumo de todos os aparelhos elétricos e eletrônicos, distribuindo a carga na intensidade exigida por cada um. Isso garante economia de 10%.
Carro elétrico
Alô, polícia!
Em menos de três anos, a japonesa Nissan já conseguiu vender 62 mil unidades do Leaf, o primeiro veículo 100% elétrico produzido em larga escala. Apenas os americanos compraram 25 mil exemplares. No Brasil, a estratégia de popularização inclui acordos com taxistas e órgãos públicos, como a Polícia Militar do Rio de Janeiro, que recebeu duas unidades (foto) para fazer o patrulhamento em áreas turísticas.
Empresas do Bem
Social
O mel da Duratex
O uso socioeconômico das plantações de eucalipto da Duratex vem se revertendo em alimento e recursos para a população carente do Triângulo Mineiro. Por meio do programa Mel da Florestas, são gerados 35 empregos para pequenos agricultores e seus ajudantes. Cerca de 30% do total colhido é destinado a funcionários da Duratex e entidades filantrópicas.
Educação
Aprendizes do Bradesco
A parceria entre o Bradesco, comandado por Lázaro Brandão, e a ONG paulistana Afrobras, mantenedora da Faculdade Zumbi dos Palmares, já permitiu que 219 estudantes de administração e direito atuassem como estagiários no banco. Do total, cerca de 100 foram efetivados nos dez anos de parceria. Em recente solenidade da Afrobras, Brandão reiterou o compromisso do Bradesco na luta pela inclusão dos afrodescendentes.