19/09/2012 - 21:00
Agricultura
Estufa urbana
A falta de espaço e o crescimento da população mundial serviram de inspiração para a sueca Plantagon desenvolver um projeto, no mínimo, inusitado. Trata-se do edifício-estufa (foto) que está sendo construído em Linkoping, cidade da região metropolitana de Estocolmo. Orçado em US$ 15 milhões, o empreendimento começa a operar em 2013 e funcionará como uma moderna horta, onde poderão ser produzidas hortaliças e vegetais em larga escala. A energia do complexo será gerada por meio do biogás resultante da decomposição das hortaliças. A meta da empresa é replicar a estrutura futurista em cidades de outros países, como Buffalo, no interior do Estado de Nova York.
Energia
Mais fontes renováveis
As empresas brasileiras de diversos segmentos, do bancário ao industrial, se destacam quando o assunto é a utilização de energia produzida a partir de fontes renováveis como biomassa, eólica, solar e pequenas centrais hidrelétricas (PCHs). A alemã Faber-Castell e a paulistana Autometal, do setor de autopeças, atingiram a pontuação máxima na lista elaborada pela Bloomberg New Energy Finance. O trabalho foi feito a partir de pesquisa com 200 empresas do Brasil.
Tecnologia
Botijão ecológico
O tradicional botijão de gás feito de aço, ao que parece, está com os dias contados. É que a Liquigás, controlada pela Petrobras, a Braskem, braço petroquímico do grupo Odebrecht, e a Amtrol Alfa pretendem transformar o LEV, feito de resina e vidro termoplástico, em uma opção para os consumidores. As primeiras 12 mil embalagens estão sendo distribuídas para os moradores de Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo.
Tecnologia
A luz do espinafre
Uma pesquisa conduzida na Universidade Vanderbilt, nos Estados Unidos, poderá dar um novo impulso à geração de energia solar. Isso porque os cientistas (foto) conseguiram combinar o silício com a proteína responsável pela fotossíntese do espinafre. Essa união é capaz de produzir uma corrente elétrica mil vezes mais forte que a obtida pelas placas solares usadas atualmente. O projeto já foi premiado pela Agência de Proteção Ambiental dos EUA.
Empresas do Bem
Trabalho
Aprendizes do Carrefour
A subsidiária da rede francesa Carrefour pretende melhorar a empregabilidade dos jovens brasileiros. Para isso, a verba do Programa Conexão, que capacita adolescentes carentes (foto) para o mercado de trabalho, cresceu 25%, para € 300 mil. O recurso é suficiente para formar 6,4 mil jovens.
Reciclagem
Lições da SKF
Para ampliar a consciência ambiental de seus funcionários, a SKF, a fabricante de rolamentos comandada por Donizete Santos, vem atuando em duas frentes: a coleta de óleo de cozinha descartado e o uso racional de energia na casa dos funcionários. Desde 2009, a economia foi de 7,3 mil kW/h, montante suficiente para atender 30 residências durante um mês.