21/12/2011 - 21:00
Ford
Será no dia 4 de janeiro, em Brasília, o lançamento do protótipo do novo EcoSport, da Ford. Totalmente desenvolvido na fábrica de Camaçari, na Bahia, o novo carro será lançado simultaneamente em Nova Délhi, na Índia, e exportado para outros países. A montadora americana escolheu a capital federal para facilitar a presença da presidenta Dilma Rousseff no evento, e já reservou o centro de convenções Brasil 21, o mais luxuoso da cidade.
Imóveis
Mais financiamento
A CBIC, entidade do setor de construção civil, está se queixando do papel dos bancos no crédito imobiliário. Os empresários reclamam que as instituições não cumprem a exigência de emprestar 65% do saldo da poupança para financiar a casa própria. Dizem que eles, na prática, emprestam 25% e aplicam o resto em títulos do Tesouro.
Carne bovina
Crédito para rebanho
A Confederação Nacional da Agricultura (CNA) quer que o BNDES abra uma linha de crédito para a renovação do rebanho bovino. O País precisa de um milhão de fêmeas para repor as matrizes abatidas entre 2007 e 2008, matança que levou à redução do rebanho e provocou aumento no preço da carne. O projeto será encaminhado ao BNDES pelo Ministério da Agricultura.
Funcionalismo
Os concursos voltaram
Contrário a aumentos na folha de pagamento do Judiciário e do Legislativo, o Executivo incluiu no Orçamento de 2012, elaborado pela ministra do Planejamento, Miriam Belchior, uma nova leva de concursos em sua estrutura. Ao todo, serão 3,5 mil novas vagas, com impacto anual de R$ 364,8 milhões no funcionalismo. Entre os cargos, há 850 servidores da Receita Federal nas aduanas de fronteira.
Argentina
Reclamação geral
Não é só o setor industrial que reclama da Argentina. A agricultura também enfrenta problemas com o país vizinho, que vem usando o Chile para fazer triangulação e trazer ao mercado brasileiro laticínios sem certificação sanitária. O governo federal também está preocupado com a fama de protecionista do novo ministro da Agricultura, Norberto Yahuar.
Cena do Planalto
Protesto pela educação
Estudantes filiados à UNE reivindicaram, na segunda-feira 12, a aplicação de 10% do PIB na educação. No Plano Nacional de Educação, que tramita na Câmara, o governo propõe 7% do PIB. Os universitários também pedem a votação do Estatuto da Juventude, que garante meia entrada nos ingressos de shows e eventos esportivos.
Notas
Desde que o Instituto Ethos e a CGU passaram a incentivar práticas de combate à corrupção nas empresas, grandes escritórios de advocacia de São Paulo identificaram uma belíssima oportunidade de negócio. Eles já vêm formulando códigos de ética exclusivos para empresas e contratos com regras de comportamento para funcionários.
A pedido do governo, a FGV está trabalhando para aproximar mais a Receita Federal dos contribuintes. Pesquisadores da universidade estão ouvindo técnicos do Ministério da Fazenda para encontrar soluções que garantam a melhoria da comunicação com a sociedade. A ideia é de que a Receita sempre discuta e avise a população antes de editar uma norma.
Colaboraram Cristiano Zaia e Guilherme Queiroz