Em maio do ano passado, o executivo paulista Oswaldo Nardinelli deixou para trás uma carreira de quase duas décadas na americana Kraft Foods para dirigir a filial da fabricante de alimentos argentina, com a missão de dobrar a participação das tradicionais balas de caramelo Butter Toffees, no faturamento da empresa. Sozinha, a guloseima é responsável por R$ 100 milhões de faturamento anual, 10% das receitas de R$ 1 bilhão da subsidiária brasileira. Aparentemente, não parece uma missão fácil. O mercado de balas é disputado por cerca de 300 fabricantes no País. A grande maioria vende seus produtos a R$ 0,05 a unidade, um terço do valor cobrado pela Arcor. 

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Nardinelli, da Arcor: parceria com a 3Corações pretende dobrar

o faturamento das balas no grupo.

 

Além disso, o costume de dar balinhas de troco vem caindo em desuso no Brasil. “É difícil vender bala porque ninguém sai de casa pensando especificamente em comprá-las”, diz Nardinelli. “Você simplesmente se depara com elas.”  A solução foi apostar em sabores inusitados a partir de parcerias com outras empresas. A primeira delas foi anunciada no fim de abril, com a 3Corações, do Espírito Santo, uma das maiores fabricantes de café do País. A aliança vai originar um sabor de cappuccino aliado ao caramelo, marca registrada das balas da Arcor. Com a força da união das marcas, a empresa argentina espera aumentar seu faturamento para R$ 1,8 bilhão, nos próximos quatro anos. 

 

A decisão de investir nessa guloseima se baseia no fato de que a Butter Toffees, que detém 89% de participação de mercado em balas de caramelo, é o produto com maior peso no faturamento do grupo. “Temos um produto muito conhecido que está entre a bala e o bombom”, diz Nardinelli. A produção da nova bala será feita na fábrica da Arcor, em Rio das Pedras, no interior paulista. A unidade está recebendo parte dos investimentos de R$ 60 milhões para dobrar sua capacidade a partir de janeiro de 2013. Quando estiver pronta, a produção de balas saltará para 370 mil toneladas por ano. As balas voltaram de vez ao centro da estratégia da empresa. “Temos mais parcerias previstas para este ano”, diz Nardinelli.

 

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