A política de sustentabilidade adotada pelas sucessivas administrações de Vitória-Gasteiz, no País Basco, na Espanha, acaba de render reconhecimento internacional. A cidade foi nomeada a Capital Verde Europeia para 2012. Essa iniciativa da União Europeia serviu de inspiração para um grupo de ONGs paulistanas que pretendem lançar, na sexta-feira 19, o Programa Cidades Sustentáveis. O objetivo é disseminar boas práticas nessa área, que possibilitem aos municípios brasileiros evoluir no aspecto socioeconômico sem agredir o meio ambiente. 

32.jpg

 

 

Moda

 

Roupa reciclada

 

Apesar do aumento da consciência ecológica, ainda não é uma missão fácil ganhar dinheiro com produtos reciclados. Que o diga a Yellow Port, de Franca (SP), especializada em roupas (foto), calçados e acessórios em lonas e camurça descartadas. Como 75% das coleções da grife são comercializadas no Exterior, a crise econômica na Europa e nos Estados Unidos atingiu em cheio suas vendas. Seu desafio, agora, é ampliar a fatia de clientes no Brasil. 

 

33.jpg

 

 

 

Doações

 

Mais verbas para ONGs

 

Os investimentos no chamado terceiro setor não param de crescer no Brasil. Pelo menos é o que indica a pesquisa do Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (Gife), levando-se em conta o volume de recursos que passaram pelas entidades filiadas no período 2008-2010. Apenas no ano passado foram beneficiados 24 milhões de pessoas. O foco foram os projetos educacionais que absorveram 82% de toda a verba aplicada pelas ONGs em 2010. Confira: 

 

34.jpg

 

 

 

Design

 

Triciclo de bambu

 

Muito utilizado nos países asiáticos (de andaimes na construção civil a utensílios domésticos), o bambu mostra sua versatilidade também no segmento de transportes. Um bom exemplo é a Tiki-bar-friendly (foto), criada pelo estudante australiano de design Alexander Vittouris. O veículo impressiona pelo jeitão futurista. Quem deseja embarcar nessa viagem, porém, terá de esperar. É que não há previsão para ela ser produzida em escala comercial.   

 

35.jpg

 

 

 

Transporte

 

Vai uma carga aí?

 

A americana General Electric saiu na frente e está espalhando estações de abastecimento de veículos elétricos nos EUA. O melhor dessa história é que o suprimento é obtido por meio de painéis solares instalados sobre a cobertura de estacionamentos. Já existem unidades do tipo no Vale do Silício, na Califórnia, e nos Estados de Nova York, Michigan e Tennessee. A ideia é que os carros sejam abastecidos durante o período em que ficam parados.  

 

36.jpg

 

 

 

Empresas do Bem

 

Trabalho

 

Franquia social 

 

A Solarium Revestimentos, da empresária Ana Cristina de Souza Gomes, é uma das novas integrantes do Projeto Pescar. O programa oferece capacitação profissional, além de noções de cidadania e empreendedorismo a jovens carentes. O público-alvo é composto pelos moradores dos arredores da fábrica, localizada em São Bernardo do Campo (SP). As aulas acontecem na empresa e são ministradas por funcionários que atuam como voluntários.

 

37.jpg

 

 

 

Educação

 

Cultura da paz 

 

Os casos de bullying nas escolas vêm despertando a atenção da sociedade. Para ajudar a tentar reverter essa situação, a paulista LDC-SEV, gigante do setor de açúcar e etanol, comandada por Bruno Melcher, assinou acordo com prefeituras das 12 cidades nas quais atua, de norte a sul no Brasil. Por intermédio da ONG Liga Pela Paz, a companhia está capacitando professores para atuar na prevenção, além de implantar nas escolas programas de fortalecimento da cidadania, com foco na cultura pela paz.

 

38.jpg