28/06/2013 - 21:00
Água
Desperdício elevado
Cerca de 40% da água tratada nas cidades brasileiras é desperdiçada em função da ineficiência operacional das concessionárias de saneamento. O dado consta de estudo da consultoria GO Associados, de São Paulo, a pedido do IFC, braço do Banco Mundial. A pesquisa mostra que o País tem muito a evoluir nesse segmento.
Música
O som da floresta
Espécies de árvores nativas da Amazônia, como marupá e breu-branco, estão entre os insumos utilizados pela Oficina Escola de Lutheria da Amazônia (OELA) para produção de instrumentos de corda. Foi graças a essa peculiaridade que a ONG comandada por Rubens Gomes conseguiu se destacar no cenário mundial. Hoje, os violões, bandolins e banjos feitos na Oela, na comunidade Zumbi dos Palmares, em Manaus, são usados por músicos como Milton Nascimento.
Inovação
Esgoto no teto
Que tal morar em uma casa dotada de jardins nas paredes e no teto, que ajudam a reduzir o custo com o tratamento de esgoto? É o que propõe a gaúcha Ecotelhado com o sistema Ecoesgoto, que utiliza os efluentes domésticos e os demais resíduos orgânicos como “adubo” para plantas e flores. O material é tratado em uma série de filtros para depois ser bombeado para as raízes das plantas. A empresa já instalou 100 mil metros quadrados de telhados verdes em países como Brasil, México e Chile.
Expedição
Na rota da preservação
O PlanetSolar (foto), maior barco do mundo movido a energia solar, está prestes a concluir uma ambiciosa pesquisa sobre a Corrente do Golfo, que desloca uma massa de água quente do México em direção à Noruega, no Atlântico Norte. O estudo comandado pelo pesquisador suíço Martin Beniston, da Universidade de Genebra, reúne uma equipe de meteorologistas e cientistas e tem por objetivo medir o impacto das mudanças climáticas nos oceanos e procurar formas para mitigá-lo.
Empresas do Bem
Saúde
Horas da vida
O portal ConsultaClick, do médico João Paulo Nogueira Ribeiro, está por trás da criação de uma rede de atendimento a pacientes indicados por ONGs. A iniciativa funciona por meio da doação de horas de consulta e já conta com 80 profissionais. A meta é chegar a 500 médicos cadastrados até o fim do ano.
Social
Aposta nos jovens
Jovens do Jardim Ângela, na zona sul da cidade de São Paulo, estão na linha de frente de iniciativas destinadas a resolver os problemas sociais do bairro. Eles integram o Projeto Aprendiz Comgás, da Companhia de Gás de São Paulo, presidida por Luis Henrique Guimarães.