No cenário de recessão atual do País, poucas companhias podem contar com um colchão para amortecer uma natural queda de receitas. Para a concessionária de rodovias Concepa, do grupo Triunfo, o tráfego de veículos leves cumprirá esse papel. Cerca de 70% do fluxo que passa pelos 121 km dos trechos da BR- 290 e da BR-116 administrados pelo grupo é de carros de passageiros, cujo tráfego é menos influenciado pela queda da atividade do que os caminhões.

A alta do dólar deve tornar a movimentação de veículos leves ainda mais intensa. A rodovia liga Porto Alegre ao litoral do Estado e tem 40% das receitas concentradas em três meses do ano, no verão. Com a desvalorização do real, a expectativa é de que mais pessoas troquem os planos de viajar ao exterior por alternativas internas, como o litoral gaúcho.

No ano passado, a cobrança de pedágios da Concepa, vencedora do ranking setorial de AS MELHORES DO MIDDLE MARKET, rendeu R$ 388,5 milhões, crescimento de 56% em relação a 2013 e a companhia lucrou R$ 55,5 milhões, 70% a mais do que no ano anterior. O diretor-presidente da Concepa, Thiago Vitorello, atribui o resultado aos esforços dos últimos anos, com as melhorias nas pistas e na prestação de serviços, com a instalação de câmeras.

Segundo ele, mais motoristas têm desistido dos desvios do pedágio na via, pois percebem que o tempo perdido é maior do que o gasto com o pagamento das tarifas. “Algumas empresas passaram a incentivar seus funcionários a pegar a pista, pela segurança”, diz. Em breve, os usuários poderão contar com um benefício a mais na via: uma quarta faixa, recém-negociada com o governo federal. Por ora, a companhia espera contar com um verão tão bom quanto o de 2014, quando a rodovia registrou um dos dias de maior movimentação da sua história, com 76,2 mil veículos, no Carnaval.

—–

Confira as demais matérias do Especial As Melhores do Middle Market 2015

Confira também o ranking das 500 melhores empresas