11/04/2014 - 21:00
Suíça
Hortas comunitárias
Um exemplo animador de convivência sustentável em áreas urbanas são as hortas comunitárias existentes na avenida Crozet, em Genebra, na Suíça. Mais do que garantir o suprimento de alimentos frescos, os moradores conseguiram reforçar os laços de amizade com seus vizinhos. Isso porque o excedente produzido é trocado em feiras semanais ou diretamente entre eles. Na Rússia, a lei da Horta Privada, garante uma faixa de terra na área urbana, de graça, para o cultivo de alimentos de forma comunitária.
Tecnologia
Impressora de casas
Na onda das impressoras em 3D, que recriam de tudo diante de nossos olhos, os chineses resolveram inovar. Agora, eles querem usar essa tecnologia para construir moradias populares, a partir do entulho de obras. A sacada é da empresa WinSun Decoration Design Engineering, baseada em Xangai. Na verdade, a impressora molda as paredes, que depois são unidas no formato desejado. A expectativa é de que cada casa custe cerca de US$ 5 mil.
Gestão
Hospedagem verde
O ecoturismo vem ganhando cada vez mais força no Brasil. Para ajudar a organizar esse mercado e gerar massa crítica, os paulistanos Patricia Haberkorn e Arthur Medeiros fundaram a consultoria Haber Hotelaria. A empresa nasce com três ícones paulistas do setor sob sua gestão: Hotel Fazenda Spaventura, Bananal Ecolodge e Hotel Montanhas do Japi. A ideia é reforçar o conteúdo sustentável dos hotéis, adicionando itens como a usina fotovoltaica do Spaventura.
São Paulo
Lixo quase zero
A Prefeitura de São Paulo pretende instituir uma política que, na vida real, vai praticamente eliminar o lixo na cidade. A meta é reduzir dos atuais 98,2% para 20% a geração de resíduos pós-consumo, ao final de 2024. Para isso, as empresas terão de atuar fortemente na coleta de embalagens e reciclagem dos produtos com sua marca, cabendo aos cidadãos cuidar do lixo orgânico: restos de comida, por exemplo. Hoje, esse material equivale a 51% de tudo que é recolhido na cidade.
Empresas do Bem
Negócios
Apoio aos pequenos
A parceria entre a gigante alemã DHL e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) deve render dividendos para empreendedores brasileiros. Com o projeto ConnectAmericas.com, a empresa de logística pretende auxiliar as micros e pequenas empresas da América Latina e do Caribe a expandir seus negócios, através da exportação de produtos, por exemplo.
Educação
Aposta na mobilidade urbana
Batizado de Sinal Livre, o programa da subsidiária da Liberty Seguros, comandada por Pablo Barahona, vai engajar os estudantes secundaristas no debate sobre a mobilidade urbana. A meta é capacitar, por meio de palestras e atividades práticas, alunos de escolas públicas de sete das 12 capitais que receberão jogos da Copa do Mundo, como Rio de Janeiro, São Paulo e Curitiba.