Faz tempo que degustar um cafezinho em uma das grandes redes de cafeteria do mundo, como a americana Starbucks, deixou de ser apenas um ato de prazer. Graças ao movimento pelo comércio justo, o consumo de vários produtos foi elevado ao grau de militância social. Afinal, eles são processados com ingredientes fornecidos por pequenos agricultores. No caso do café, a Fair Trade USA, a maior entidade do gênero, pretende conceder o selo comércio justo também para grandes produtores. A medida pode fazer com que os pequenos agricultores, que ganham um adicional de 10%, em média, sejam alijados desse mercado. Saiba o que está em jogo:

28.jpg

 

 

 

Aquecimento


Os vilões globais

 

Apesar de possuir uma matriz energética limpa, o Brasil desponta como o sexto maior poluidor do mundo, de acordo com a consultoria britânica Maplecroft. Boa parte de suas emissões de gases de efeito estufa, ocorridas em 2010, se deve a queimadas e ao crescimento da frota de veículos. A seguir, a lista dos vilões do aquecimento global: 

 

29.jpg

 

 

 

 

Energia solar 


Warren Buffett entra no jogo

 

Famoso por suas tacadas certeiras no mundo dos negócios, o financista americano Warren Buffett surpreendeu o mercado novamente. Ele é o novo controlador da First Solar, usina de energia eólica pertencente à Topaz Solar Farm, situada na Califórnia. Para entrar nesse nicho, Buffett desembolsou US$ 2 bilhões. O empreendimento começará a funcionar em 2015, com capacidade para atender 160 mil residências.

 

30.jpg

 

 

 

Embalagem

 

Brinde com papelão

 

O setor de embalagens segue surpreendendo em sua capacidade de inovar. Que o diga a britânica GreenBottle, que colocou no mercado uma garrafa feita de papelão (foto). Com ela, garante a empresa, os fabricantes de vinho podem reduzir sua “pegada de carbono” em até 10%, pois a embalagem pode ser reciclada diversas vezes. Para garantir a inviolabilidade da bebida, a garrafa é forrada internamente com uma fina camada de plástico. 

 

31.jpg

 

 

 

Construção


Fachada verde 

 

O desenvolvimento de materiais inovadores está permitindo que as construtoras ampliem a “pegada verde” de seus projetos. Uma dessas tecnologias é o sistema de cobertura de fachadas Aquapanel (foto), criado pela Knaulf do Brasil, de origem alemã. O uso de chapas industrializadas permite economia de 30% no tempo de conclusão da obra em relação ao método tradicional. Além disso, o sistema construtivo reduz a quase zero o nível de descarte nas obras. 

 

32.jpg

 

 

Empresas do Bem

 

Resgate


Voluntário da DHL

 

As catástrofes naturais, como tufões, terremotos e tsunamis, costumam ter um impacto devastador em comunidades pobres. Para auxiliar quem pretende atuar como voluntário, a direção mundial da DHL criou, em 2005, o Time de Resposta a Desastres. Este ano, pela primeira vez, o treinamento foi realizado no Brasil e envolveu 45 funcionários da subsidiária comandada por Joakim Thrane.

 

33.jpg

 

 

 

Trabalho


Aprendizes da beleza

 

Além de cuidar da beleza de suas clientes, a rede de salões que leva o nome do casal Jacques Janine decidiu apostar no social. Para isso, lançou o Projeto Preciosas, cujo objetivo é formar mão de obra para o setor. O programa acaba de atingir a marca de 100 profissionais formadas, principalmente como manicures. Elas são recrutadas em bairros da periferia de São Paulo.

 

34.jpg