Contudo, outros ecossistemas também vêm sofrendo com a exploração econômica indevida. É o caso da caatinga. Dados do Ministério do Meio Ambiente indicam que esse bioma já perdeu 45% de sua cobertura original. 

 

15.jpg

 

As árvores têm sido derrubadas, na maior parte das vezes, para a produção de lenha. Para proteger a região, os governos estaduais e o federal  estão apostando na criação de novas áreas de conservação, além de adotar iniciativas como o apoio aos pequenos agricultores. Saiba por que esse ecossistema é importante para o País:

 

22.jpg

 

 

Design


Proteção feita de bambu

 

Faz tempo que os chineses usam o bambu para fabricar utensílios de consumo e até pontes e casas. No Ocidente, essa gramínea também começa a ganhar espaço especialmente no chamado segmento de design sustentável. Uma das criações é a maleta porta-Macbook que leva a assinatura da americana Silva Limited. A peça é confeccionada com bambu de origem controlada e custa o equivalente a R$ 285.  

 

18.jpg

 

 

Combustível


Segunda geração do etanol

 

A italiana Mossi Ghisolfi Group pretende começar a operar, em 2012, a primeira usina de etanol celulósico do mundo. Esse processo permite produzir o combustível a partir de bagaço de cana-de-açúcar, palha de milho ou lascas de madeira. As pesquisas foram conduzidas com a Novozymes, que atua com enzimas industriais. 

 

20.jpg

 

 

Embalagem 


A vez do papelão 

 

Tradicional fabricante de embalagens de papelão, a gaúcha Celulose Irani está tirando proveito do ocaso das sacolinhas plásticas. A empresa criou uma caixa retornável capaz de armazenar o equivalente a três sacolas de supermercados. A vantagem é que ela pode ser reutilizada indefinidamente, pois não possui partes coladas ou grampeadas. Por ora, a caixa está sendo vendida em Santa Catarina, ao custo de R$ 2. 

 

19.jpg

 

 

Desperdício no Brasil

 

Apesar dos programas de incentivo ao uso do gás natural, o Brasil ainda joga fora cerca de 7% de todo insumo extraído nos poços de petróleo da plataforma continental. De acordo com a Agência Nacional de Petróleo (ANP), o descarte é prejudicial ao País. Saiba a razão:

 

23.jpg

 

 

Empresas do Bem


Reciclagem


Redução de danos

 

Um dos maiores operadores portuários do País, a Libra Terminais iniciou um trabalho de reciclagem dos filtros do óleo usados em suas máquinas e equipamentos nos portos de Santos e do Rio de Janeiro. Com isso, a Libra já conseguiu reduzir em 70,5 toneladas a geração de resíduos considerados perigosos.  

 

17.jpg

 

 

Educação


União norte-sul

 

A rede de idiomas Alumni, de São Paulo, é a mais nova parceira da Afrobras, ONG mantenedora da Universidade Zumbi dos Palmares (Unipalmares). O acordo permitirá que alunos da entidade tenham acesso gratuito aos cursos de inglês da Alumni. A parceria inclui, ainda, conhecimento de diversos aspectos da cultura americana e tem o suporte da Agência Internacional de Desenvolvimento dos EUA.

 

16.jpg