18/07/2012 - 21:00
As lâmpadas incandescentes foram promovidas a vilãs do ecossistema. Isso porque não se enquadram nos padrões de eficiência energética exigidos na maioria dos países, inclusive no Brasil. Aos poucos, o governo federal vai apertando o cerco sobre o produto. A primeira medida concreta para seu banimento foi a proibição, desde 30 de junho, da importação dos modelos de 150 watts e 200 watts que não se enquadrem nos critérios de eficiência definidos pelo Programa de Conservação de Energia (Procel).
Vestuário
Orgânicos ganham espaço
Pioneiro na promoção de pesquisas envolvendo tecidos orgânicos, o Instituto Rodale, dos Estados Unidos, acaba de divulgar uma série de estudos mostrando os benefícios ecológicos desses produtos. Os principais são o consumo 50% menor de energia elétrica e a proteção de mananciais, já que não são usados insumos químicos em sua produção. As roupas ecológicas, feitas com fibras cultivadas sem o uso de agrotóxicos, além de o processo de tingimento dos tecidos usar apenas substâncias naturais, como a casca da cebola, já conquistaram beldades como a atriz americana Andréa Kay. Ela foi à última cerimônia do Oscar vestindo um modelito feito com seda orgânica.
Empresas do Bem
Social
TAM financia ONGs
Essa é para ONGs que atuam no Brasil com projetos socioambientais. A direção da TAM, comandada por Marco Bologna, vai financiar iniciativas cujo mote é o turismo sustentável e a conservação do meio ambiente. As inscrições podem ser feitas no portal www.tam.com.br até o fim deste mês. E, além do apoio financeiro, a companhia aérea pretende dar suporte logístico às organizações selecionadas.
Esporte
Braçadas olímpicas
Em 2016, os olhos do mundo estarão voltados para o Rio de Janeiro, cidade que abrigará os Jogos Olímpicos. Para ajudar o País a fazer bonito, diversas empresas estão aderindo a programas de formação de atletas. Uma delas é o grupo Libra, do setor de navegação, comandado por Marcelo Araújo, que aderiu à relação dos patrocinadores da equipe de natação do Marina Barra Clube, do Rio. O projeto tem o objetivo de revelar talentos na modalidade.
Imposto verde
Australianos rejeitam tributo
A decisão do governo da Austrália de taxar as empresas pela emissão de CO2 foi bem recebida pela população. Agora, que a conta começa a ser cobrada, a história é outra.
Logística
Mais eficiência, menos caminhões
Os veículos automotores estão entre os maiores poluidores do Brasil. Por conta disso, qualquer iniciativa que colabore para tirá-los das ruas é sempre bem-vinda. Essa é exatamente a aposta da transportadora fluminense Zamboni. Graças à adoção de um software de gestão de logística, a expectativa é reduzir em 7% as viagens anuais. Na prática, isso significa menos 3.028 veículos nas ruas.
Comércio Justo
O doce sabor da Gallette
A produção sustentável ganhou a adesão da empresária Gislaine Gallette, da Gallette Chocolates. Ela acaba de lançar uma linha de bombons que só usa insumos (cacau, açúcar e baunilha) com o selo Comércio Justo. Os produtos são importados da América Central e da África.