17/05/2013 - 21:00
Desmatamento
Liderança indesejada
O Brasil figura na liderança da nada honrosa lista dos países que mais desmatam suas florestas. O levantamento elaborado pelo PNUMA, agência da Organização das Nações Unidas para o Meio Ambiente, é divulgado a cada cinco anos e sua última versão foi feita com dados do período 1999-2010.
Tecnologia
Fotossíntese energética
Estudo liderado por Ramaraja Ramasamy, da Universidade da Geórgia, promete revolucionar o setor de energia solar. Ele pretende usar a tilacíode, uma célula vegetal, como revestimento de painéis solares. A célula é responsável pela geração de elétrons no processo de fotossíntese e seu uso garantiria 100% de eficiência na conversão dos raios solares, seis vezes maior que o sistema atual.
Europa
De olho no lixo alheio
A elevada consciência ambiental dos habitantes dos países nórdicos resultou em um problema, digamos, inusitado. É que para manter funcionando suas usinas termoelétricas movidas por incineradores de resíduos, os governos da Suécia e da Noruega, por exemplo, já falam em importar lixo. A produção de detritos vem caindo devido ao estilo de vida que valoriza o princípio dos três Rs: reduzir, reutilizar e reciclar. A maior utilização dessa energia se dá no sistema de aquecimento das casas. Apenas o governo da Suécia prevê importar 800 mil toneladas de resíduos por ano.
Oceanos
Fauna marinha
Um sinal de alerta para a vida marinha: a acidez da água do mar aumentou 30%, atingindo o maior nível em 55 milhões de anos. Uma das causas para o fenômeno, de acordo com o Laboratório de Estudos Marinhos de Plymouth, na Inglaterra, é a emissão de dióxido de carbono (CO2). As espécies mais afetadas são os recifes de corais, berçário de inúmeras espécies de peixes e moluscos.
Empresas do Bem
Gestão
Moeda consciente
Desde o início deste mês, a Casa da Moeda do Brasil, comandada por Francisco de Assis Leme Franco, passou a reaproveitar 90% da água utilizada em seu processo produtivo de cédulas, selos e diplomas. Conseguiu isso por meio do investimento de R$ 20 milhões na compra de equipamentos.
Educação
As eleitas do Carlyle
O braço social do fundo de investimentos americano Carlyle, comandado por Juan Carlos Felix, acaba de escolher as três ONGs que apoiará neste ano. A verba de R$ 1,5 milhão será destinada para financiamento de ações de educação da CasDVvestibulares, CEAP Pedreira e Verdescola Vila do Sahy, todas baseadas no Estado de São Paulo.