O País ultrapassou a Argentina e se tornou o segundo maior em áreas de plantação de transgênicos no mundo, de acordo com dados do Serviço Internacional para Aquisição de Aplicações em Agrobiotecnologia (ISAAA, na sigla em inglês). Os Estados Unidos lideram esse ranking. 

 

11.jpg
Lavoura moderna: milho geneticamente modificado
em fazenda em São Lourenço do Sul (RS) 

 

Em nenhum lugar como no Brasil, as lavouras geneticamente modificadas avançaram mais em 2010, com 19% de expansão, em comparação com o ano anterior. Em todo o mundo, o crescimento foi de 10%. Os fazendeiros brasileiros ampliaram a área de cultivo em quatro milhões de hectares, levando o País a atingir 17% das plantações totais dedicadas a transgênicos. Confira os números de 2010:

 

16.jpg

 

 

Educação


Nova ONG

 

A Natura vai direcionar 0,5% do seu lucro líquido ao recém-criado Instituto Natura, voltado à educação infantil, informou o presidente da empresa, Alessandro Carlucci. No ano passado, o lucro da Natura foi de R$ 744 milhões. A empresa, neste momento, está definindo os nomes das pessoas que vão integrar o conselho de administração da ONG. Sabe-se que o conselho deve ser composto por executivos da Natura e por profissionais do mercado. A empresa estuda, ainda, a ampliação do escopo de atuação, que não deve ficar restrita apenas à educação infantil.

 

10.jpg 

 

 

Estudo


Economia verde

 

Quanto seria necessário investir para criar um mundo sustentável? Um relatório do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) chegou a esse valor. O estudo prevê ainda que o reordenamento da economia em um patamar sustentável terá  impacto direto na redução da pobreza, ajudando, inclusive, na criação de empregos. Confira alguns dados:

 

17.jpg

 

 

Um deque reciclado


Piscina sustentável

 

A TimberTech, da americana Crane Building Products, está criando deques de piscinas sem a necessidade do corte de nenhuma árvore adicional. Ela utiliza madeira de produtos já industrializados. Para manter o processo ambientalmente correto, os deques são revestidos com farinha da madeira, reciclada da indústria.

 

14.jpg

 

 

Investimento


Pesos-pesados

 

O fundo de private equity Silver Lake e o bilionário investidor George Soros juntaram forças para criar um grupo de investimentos em negócios de energia limpa. O novo fundo será chamado Silver Lake Kraftwerk e terá escritórios no Vale do Silício e na China. Não foi divulgado o valor a ser investido. 

 

9.jpg

 

 

Empresas do Bem


Mão de obra


Construindo trabalhadores

 

O Programa Acreditar, que promove a formação profissional de trabalhadores da construção civil, já treinou 81 mil pessoas. Além de ajudar a diminuir a escassez de mão de obra especializada no setor, o Acreditar ajuda a incluir mais pessoas no mercado de trabalho. A Odebrechet, que organiza o programa, já empregou 21 mil deles em obras. Até agora, o investimento foi de R$ 16,6 milhões.

 

13.jpg

 

 

Resíduos


Descarte inteligente

 

A rede de farmácias Droga Raia instalou em 25 de suas lojas de São Paulo máquinas coletoras computadorizadas para fazer a coleta de medicamentos vencidos. Criado pela empresa de tecnologia BHS, o sistema permite registrar quantidade, tipo e destinação de todos os remédios descartados. Os consumidores podem acompanhar, em tempo real, pela internet, o destino dos produtos coletados, que podem ser incinerados ou descontaminados. 

 

12.jpg