31/01/2014 - 21:00
Construção
Nos últimos cinco anos, a Racional Engenharia, do empresário paulista Newton Simões, percorreu uma trajetória bem distinta da maior parte das companhias do setor de construção civil. Nesse período, a Racional passou de um faturamento de R$ 770 milhões, em 2009, para R$ 2,1 bilhões, em 2013, a uma taxa média de 28% ao ano. O segredo da Racional é o foco no chamado B2B, trabalhando para empresas em edificações de alta tecnologia e complexidade de segurança. É o caso do novo data center, que está sendo construído pelo banco Itaú, em Mogi Mirim, com um investimento de R$ 2,3 bilhões. Com projetos próprios, como um centro logístico em Viracopos, no qual vai investir R$ 150 milhões, Simões está se preparando para uma redução nas receitas neste ano. “Nosso negócio tem ciclos de alta e baixa e deve haver uma retração”, afirma. Por isso, a Racional não cogita abrir o capital. “Vai tentar explicar para os investidores que a empresa deve crescer menos neste ano.”
Frase da semana
“Escolho o restaurante porque eu pago a minha conta”
Presidenta Dilma Rousseff, respondendo às críticas por ter jantado num restaurante estrelado de Lisboa
Governança
Aché sem CEO
Para que serve um CEO? Em princípio, para liderar uma empresa e promover. Pois o Aché, um dos maiores laboratórios nacionais, está mostrando que pode viver perfeitamente sem um. Em fevereiro, fará um ano desde que o executivo José Ricardo Mendes deixou a presidência, mas o posto ainda está vago.
Segurança
Aposta no Pará
A Prosegur inaugurou, no fim de janeiro, uma base com 400 funcionários em Altamira, no Pará. A transportadora de valores aposta no desenvolvimento regional gerado pela hidrelétrica de Belo Monte. Nos últimos dois anos, a Prosegur viu a demanda quadruplicar na região, puxada por bancos e varejistas que estão se instalando por lá. A empresa faturou R$ 3 bilhões no País em 2013.
Eletroeletrônicos
Cofre cheio
A fabricante de televisores e computadores Semp Toshiba cortou 40% de sua força de trabalho e fechou sua fábrica em Salvador. Ainda assim, a empresa controlada por Affonso Brandão Hennel registrará um prejuízo estimado em R$ 200 milhões, em 2013, pelo terceiro ano consecutivo. Mas isso não chega a tirar o sono de seu controlador, pois a empresa tem R$ 400 milhões em caixa, segundo seu atual presidente, Ricardo Freitas. “Ainda conseguimos aguentar muito desaforo”, diz Freitas.
Internação hospitalar
Custos mortíferos
Os custos de internação hospitalar e domiciliar estão pela hora da morte no Brasil, de acordo com um estudo divulgado pela União Nacional das Instituições de Autogestão em Saúde (Unidas). Segundo o trabalho, os gastos com aqueles itens aumentaram, respectivamente, 33% e 29%, entre 2010 e 2012. Há dois anos, o valor médio de internação hospitalar por paciente foi de R$ 11.152 contra R$ 8.402, em 2010.
Farmacêutico
Novartis vende fábrica
A conferir: circulam no mercado farmacêutico informações de que a suíça Novartis estaria passando adiante sua fábrica em Taboão da Serra, na região metropolitana de São Paulo, para a União Química, um dos sete maiores laboratórios nacionais, dos irmãos Cleiton e Fernando de Castro Marques, que também controlam a Biolab. Segundo uma fonte do setor, caso se confirme, a venda representará uma guinada na estratégia dos suíços no País. Eles, no entanto, mantêm o projeto de uma fábrica de vacinas em Jaboatão dos Guararapes, no Estado de Pernambuco.
Marketing
Garota de mil e uma utilidades
A cantora baiana Ivete Sangalo acaba de assinar contrato com a Bombril para ser a sua garota – propaganda em 2014. Na terça-feira 28, Ivete gravou os primeiros filmes publicitários. “Nós queremos, em 2014, valorizar ainda mais a mulher e agora reconhecê-la como uma conquistadora”, diz Marcos Scaldelai, presidente da Bombril. “A Ivete representa isso, com seus 20 anos de sucesso.” A empresa investirá R$ 60 milhões em publicidade neste ano, com ações em shows, mídias digital e tradicional e merchandising.
Tecnologia
Investimento em mobilidade
A Resource IT Solutions, do empresário paulistano Gilmar Batistela, vai investir R$ 6 milhões em 2014 para ampliar a oferta de serviços na área de tecnologia móvel. Com um faturamento de R$ 370 milhões em 2013, a Resource mantém 14 escritórios nos Estados de São Paulo, Bahia, Pernambuco, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul e mais quatro no Exterior – Buenos Aires, Santiago do Chile, Bogotá e Miami.
Feiras
Móveis milionários
Marcada para o período de 24 a 28 de março, em Bento Gonçalves (RS), a Movelsul Brasil, maior feira de móveis da América Latina, terá 300 expositores. A expectativa é de que sejam gerados negócios da ordem de US$ 300 milhões na feira, que contará com a presença de importadores do Reino Unido, Chile, Colômbia,Estados Unidos e Panamá, entre outros.
Tecnologia da Informação
Negócios da Índia
Chetan Kulkarni, CEO mundial da empresa indiana de TI Vizury, desembarca no Brasil no dia 17 de fevereiro. A intenção de Kulkarni é aumentar os negócios no País, onde faturou R$ 40 milhões em 2013, com clientes como Adidas, Lenovo, Virgin, CVC, Decolar.com, Centauro, Netshoes e Dafiti.
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Mercado Imobiliário
Calçada no Recreio
Com um VGV de R$ 100 milhões, a construtora Calçada lança, em fevereiro, o Vértice Mall & Offices. O empreendimento comercial será composto por uma edificação de seis andares, com duas alas, totalizando 329 unidades, sendo 52 lojas, 41 sobrelojas e 230 salas comerciais. Com entrega prevista para o primeiro semestre de 2016, ele será erguido no Recreio dos Bandeirantes, região que mais recebeu lançamentos imobiliários no Rio em 2013.
Crescimento
PIB subestimado?
Os números finais ainda não estão fechados, mas a previsão de Antônio Carlos Rego Gil, presidente da Brasscam, a associação das empresas de TI, é de que o setor cresceu entre 8% e 10% em 2013, o que significa um valor de produção em torno de US$ 140 bilhões. Essa taxa de crescimento muito superior à do PIB, intriga Rego Gil. “Acho que o PIB brasileiro é que está sendo subestimado”, afirma. “É só ver os caminhões e carros que congestionam as estradas, os aviões lotados, o comércio com vendas em alta.” Pelo sim, pelo não, ele já está cravando a meta para 2022: “Vamos faturar US$ 250 bilhões”, diz.