De olho nisso, em dezembro, a BM&FBOVESPA vai lançar o Índice Carbono Eficiente (CO2). Ele levará em conta a eficiência da empresa. “Quanto menos carbono ela emitir, maior será o seu peso no índice”, diz Guilherme Fagundes, gerente de produtos ambientais da bolsa. O trabalho, feito em parceria com o BNDES, tem como base o S&P500 Carbon Efficient, atrelado à Bolsa de Valores de Nova York. Os chamados fundos éticos possuem um patrimônio de US$ 20 trilhões. Em muitos casos, a rentabilidade tem sido maior que a dos fundos convencionais.

 

4.jpg

 

9.jpg

 

Poluição I


O alerta da Electrolux

 

Embalagens plásticas e outros detritos que colocam em risco a vida marinha serviram de matéria-prima para uma nova família de produtos da sueca Electrolux. Os Aspiradores do Mar (foto) foram produzidos com o material coletado, sob a supervisão de ONGs, nos oceanos Índico e Pacífico, além dos mares do Norte, Mediterrâneo e Báltico. As peças não serão comercializadas. O objetivo é chamar a atenção para o aumento da poluição nos principais ecossistemas marinhos do planeta. 

 

12.jpg

 

 

Poluição II 


Cenário desolador 

 

Quem reclama da qualidade do ar de São Paulo, por certo, não teve a chance de visitar Cherepovets, na Rússia. Graças à usina siderúrgica Severstal, a cidade de 300 mil habitantes se tornou uma das mais poluídas do planeta. Em um dia normal é quase impossível enxergar a linha do horizonte. A empresa responde por 95% dos gases tóxicos emitidos na região. A situação está sendo acompanhada de perto por ambientalistas e entidades de direitos humanos. 

 

8.jpg

 

 

Transporte 


A corrida limpa 

 

7.jpg

 

O ano de 2010 tem tudo para ficar na história como o período de afirmação do carro elétrico. Graças, em parte, à Zero Race. A prova reúne quatro equipes que estão dando a volta ao mundo a bordo de carros e motocicletas elétricos (foto). Serão visitadas 157 cidades até janeiro de 2011.

 

10.jpg

 

Empresas do Bem


Nordeste 


Casas Bahia na educação

 

Melhorar a qualidade do ensino oferecido aos moradores das regiões pobres do Nordeste. Esse é o objetivo do projeto Amigos do Planeta na Escola, da  ONG Brasil Solidário, cujo principal patrocinador é a Casas Bahia. O programa percorreu dez cidades e distribuiu 126 mil livros e kits escolares. O último evento realizado pela ONG foi em Cratéus (CE), no final de outubro.  Na cidade, aconteceram também ações na área de saúde, como exames oftalmológicos e distribuição de 117 óculos. 

 

6.jpg

 

 

Gestão 


Vale treina fornecedores

 

A Universidade de Harvard é para poucos. Mas graças à Vale, comandada por Roger Agnelli, pequenos empreendedores poderão frequentar cursos de capacitação em áreas como gerência. As aulas serão ministradas pela internet e será usada a metodologia da Harvard Business Publishing. Desde 2008, a Vale já desembolsou R$ 170 milhões na capacitação de seus fornecedores.

 

5.jpg