24/03/2023 - 4:40
O cafezinho está diferente. Quem garante é Alexandre Escorel, presidente da Philips Walita, empresa dona da marca mais famosa de airfryer. A companhia acaba de lançar entre vários modelos uma cafeteira com tecnologia para fazer 12 variedades de café em apenas um toque. O aparelho é o mais versátil e completo do portfólio da companhia que começou investir pesado no segmento. “Há uma evolução e transformação no comportamento do consumidor que ficou mais interessado e apaixonado pela bebida, buscando novos grãos e tipos de café, bem como equipamentos e acessórios para produzir e degustar as melhores extrações”, disse o CEO. Os números não são revelados, mas Escorel afirmou que a expectativa é dobrar o faturamento até o final do ano.
Os lançamentos dispõem de vários recursos: timer de até 12 horas, sistema corta-gotas que evita respingos, opções pré-programadas para café normal, espresso, americano, cappuccino, latte macchiato, flat white, café com leite, além de outros. Também é possível customizar a bebida, tanto em aroma quanto em quantidade de café, e salvar as definições. Depois, basta ativar a configuração desejada no painel touchscreen e em poucos minutos a bebida fica pronta e sob medida.
Assim como todo o portfólio da Philips Walita, os aparelhos têm garantia estendida de dois anos e meio, sendo dois anos de fábrica e seis meses adicionais por meio do cadastro no Clube Philips, outro diferencial da marca. “O consumo do grão de café é mutável e repleto de tendências, sendo a bebida favorita de muitas pessoas. Percebemos o aumento na variedade das formas de consumo também. Como, por exemplo, drinks de café gelado com frutas cítricas e até com bebidas alcoólicas como o gin. Criatividade é o que não falta, e nós estamos acompanhando este movimento do mercado nacional e internacional”, disse Escorel.

“Há uma evolução e transformação no comportamento do consumidor que ficou mais interessado e apaixonado pela bebida” Alexandre Escorel presidente da Philips Walita.
Se o mercado nacional tem suas particularidades, a Philips Walita aposta na tropicalização dos produtos para atender às necessidades dos brasileiros e driblar os desafios. Em 2021, a companhia vendeu sua divisão de eletrodomésticos para a chinesa Hillhouse Capital Management, por 4,4 bilhões de euros. Para manter sua posição no mercado e garantir a nacionalização de novos produtos, a fábrica em Varginha (MG) produz 70% de tudo que a marca vende no País. Os aparelhos disponíveis a venda no mercado variam de R$ 299 a R$ 6.299. Fazer o café em casa, além de um ritual, tem razões econômicas. Uma xícara de café de qualidade, segundo Escorel, sai por 20% do custo de uma cápsula e 10% do preço cobrado em restaurante.
A aposta da Philips no setor tem razão de ser. O mercado de café tem crescido no Brasil e no mundo. O País é o segundo maior consumidor global de café ficando atrás apenas dos Estados Unidos, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic). O estudo revela ainda que, em média, nove a cada dez brasileiros consomem a bebida. Os números mostram a enorme dimensão do mercado. Apesar de ter registrado queda de 1% no consumo de café comum em 2022, o consumo de cafés especiais no Brasil tem registrado um aumento médio anual de 15% de acordo com a Federação dos Cafeicultores do Cerrado. A Nespresso ainda é a marca mais popular, com cerca de 400 cápsulas consumidas a cada segundo em todo o mundo.
1,01% de queda no consumo de café comum
15% de crescimento no consumo de cafés especiais
21 mil sacas de café em cápsulas foram consumidas a mais em 2022
Mas apesar da recente incursão no mundo do café, a Philips Walita é uma das marcas mais tradicionais do setor de eletroportáteis sendo pioneira na criação do liquidificador, em 1944, e da airfryer, em 2011, do qual é líder em vendas em todo mundo. No que depender da popularidade da airfryer da marca, a cafeteira já nasce com responsabilidade de família.