7.jpg

 


Tecido


Jeans ecológico

 

Símbolo de rebeldia nos anos 1970, o jeans ganhou uma versão sustentável. O tecido é feito com uma mistura de seda, pet e algodão. Sua produção também dispensa a lavagem, o que economiza 80 litros de água por peça, segundo a empresa paranaense O Casulo Feliz, que fabrica o produto. Grifes como Osklen e Animale estão entre os clientes. 

 

8.jpg

 

 

 

Automóveis


Ford elétrica

 

Os veículos elétricos estão ganhando importância para as montadoras. A Ford, por exemplo, está investindo US$ 135 milhões para desenvolver tecnologias que serão usadas em seus veículos movidos a eletricidade. A companhia criou um laboratório de pesquisas para esse fim. Localizado em Dearborn, no Estado do Michigan, onde  está instalado o QG mundial da montadora, o centro vai abrigar os mais de mil engenheiros da empresa que trabalham com os carros híbridos e elétricos. A meta é reduzir em 30% o custo desses automóveis e dobrar a capacidade das baterias no próximo ano. 

 

9.jpg

 

 


Capacitação


Cozinheiros especiais

 

A falta de profissionais capacitados tem gerado oportunidades para pessoas que antes eram desconsideradas pelo mercado. É o caso dos excepcionais. Para aproveitar a demanda, a Apae de São Paulo começa a oferecer cursos de formação profissional em gastronomia.  As aulas serão ministradas em uma cozinha industrial construída na sede da organização. A GRSA, que presta serviços de alimentação, se comprometeu a contratar dez alunos.

 

10.jpg

 

 


Empresas do Bem


Abastecimento


Água para beber

 

Com o objetivo de construir um milhão de cisternas na região do semiárido nordestino, a PepsiCo está ampliando a parceria com a ONG Asa. Por meio das páginas de suas marcas no Facebook, a companhia quer arrecadar recursos para a construção dos reservatórios. O investimento previsto é de R$ 3,5 milhões até 2015.  

 

11.jpg

 

 

 

Ecologia


Maré verde

 

O casal de velejadores Marcela Rocha e Danilo Mesquita vai dar a volta ao mundo e ainda ajudar na preservação dos oceanos. Eles fazem parte do projeto patrocinado pela Oi, empresa de telefonia comandada por Francisco Valim, que pretende fazer um levantamento dos poluentes existentes nos oceanos. O material será enviado para a USP, onde será analisado. A dupla vai ficar dois anos a bordo do veleiro Sea Lion.

 

12.jpg

 

 


Reciclagem


Coleta no campo

 

Os fabricante de agrotóxicos seguem batendo recordes de recolhimento e descarte ambientalmente corretos de embalagens usadas na venda de seus produtos. Pesquisa do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev) indica que o Brasil já é referência mundial nesse setor. Os números:

 

13.jpg

 

  

 

Colaborou: Rodrigo Caetano